A Internet das coisas (IoT) já está a mudar muitos dos conceitos e procedimentos nas Tecnologias da Informação, mas terá também um impacto significativo nos centros de dados, como destaca Fátima Abelha neste artigo de opinião.
A Yieldify acabou de se instalar no Porto. O responsável pela operação em Portugal explicou ao TeK a escolha da startup britânica, os objetivos locais e a oferta da companhia, que é especialista em marketing preditivo.
Os desafios colocados pelo cada vez maior volume de dados gerado na era digital servem de ponto de partida para Daniel Cruz, territory manager da NetApp Portugal, destacar a importância que os sistemas de armazenamento fiáveis, “capazes de satisfazer os requisitos de tempo activo”, podem ter no negó
O fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net elaborou uma lista de sete pontos que devem ser considerados em altura de regresso às aulas, tendo por base uma perspetiva digital. E como salienta Tito de Morais, uma das regras de ouro passa pela contribuição de toda a comunidade para a proteção dos joven
Abrir o acesso a peças de alta-costura para um público mais abrangente é a alma do negócio da Chic by Choice, uma plataforma online de aluguer de vestidos de criadores de referência. A empresa é portuguesa e acaba de comprar a maior concorrente na Alemanha.
"Vivemos um tempo em que mais do que nunca precisamos de ganhar a batalha de uma Sociedade Tranquila. A Sociedade em que a Minha Mãe acreditava e em que com a sua partida mais do que nunca passei a acreditar".
O crescimento das empresas muda o dia-a-dia das organizações e também deve mudar o papel do líder, uma evolução que Filipe Nuno Carlos admite não ser fácil. O fundador da WinTrust explica o complexo do Super-herói e como é possível libertar-se dele.
Numa época onde domina a informação digital, o Big Data e a Internet das Coisas a impressão de documentos não desaparece mas tem de ser gerida de forma mais inteligente, defende Carlos Sousa, da OKI.
A localização de pessoas é cada vez mais precisa com o recurso às tecnologias de localização, mas até que ponto as empresas podem usar a informação dos seus colaboradores? A questão é abordada pela jurista da PLMJ num artigo de opinião escrito para o TeK.
Os problemas de segurança a que assistimos na última década não são nada comparado com o que se avizinha à medida que mais "coisas" são ligadas à Internet, defende Gustavo Homem neste artigo de opinião.
A economia portuguesa precisa de um novo choque, defende Francisco Jaime Quesado, que adianta que cabe aos Parques de Ciência a liderança do processo de mudança.
Miguel Luz Pinto, CEO da 2VG, tecnológica portuguesa especializada em soluções de virtualização, defende que uma estratégia de TI forte resulta na criação e desenvolvimento de um negócio rentável que garanta o retorno sobre o investimento em TI.
O Big Data tornou-se uma buzzword nas estratégias de inovação nas TI dentro das empresas, mas antes de investir há que perceber onde aplicar a tecnologia, e como, defende João Pires da Cruz.
Jorge Malheiro, ShoreTel Partner, explica porque é que as comunicações unificadas prometem reduzir custos, melhorar a produtividade e agilizar a partilha de informação entre empresas.
António Dias, Consultor de Soluções de Segurança da CESCE SI, traça o retrato dos novos riscos a que todos os utilizadores e empresas estão sujeitos, e defende a criação de modelos de ciber proteção.
Portugal fica normalmente bem classificado no retrato da modernização administrativa na Europa e entre os países da OCDE, mas há ainda desafios a ultrapassar, apontados neste artigo de opinião de Luís Vidigal.
Jorge Sá Couto, presidente da JP Inspiring Knowledge, falou ao TeK sobre a internacionalização, o negócio em Portugal e os planos para futuro, explicando como vê hoje o projeto Magalhães, a semente que abriu portas a novos mercados e à ambição de se transformar em global provider.
A transição da IANA e o modelo de governação da Internet estiveram no centro de uma conversa com Andrea Beccalli, do ICANN, onde também se falou dos novos gTLDs e de cybersquatting.
A nova lei da cópia privada entrou em vigor no sábado. Vai impor taxas a um conjunto de equipamentos e serviços que antes estavam livres disso, mas a mudança não assusta os portugueses, que vão continuar a comprar.
A inovação tecnológica assume um papel central na capacidade criar valor na economia e criar bases sólidas numa economia a recuperar da frise como a portuguesa, defende Jaime Quesado, presidente da ESPAP.
Os ataques são cada vez mais sofisticados e difíceis de detetar, o que gera problemas para o negócio que podiam ser evitados com maior prevenção, defende Carla Miranda do SAS Portugal.
O Governo está a alterar a legislação que regula o uso de plataformas eletrónicas de contratação pública. O processo, que já fez uma primeira passagem pelo plenário, dá o mote para a reflexão de Gonçalo Caseiro.
Um ano depois do lançamento da plataforma em Lisboa a Zomato avançou para o Porto, mas a ambição é maior e Portugal está a revelar-se uma base de testes para a Europa, explica Miguel Ribeiro.
A Capgemini criou este ano uma unidade de cibersegurança que tem uma função transversal dentro da empresa. Vincent Laurens, um dos responsáveis, avisa que Portugal está atrasado em algumas áreas e traça os principais riscos.