Está ultrapassado mais um passo que faltava para o lançamento da aplicação portuguesa de rastreamento de contactos da COVID-19. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que define os termos da utilização da app que usa APIs da Google e da Apple.
O responsável pela investigação do grupo Citizen Lab que colabora com a empresa WhatsApp sobre o "ataque" a 1.400 telemóveis através de um programa de espionagem disse que a "intrusão" a políticos espanhóis é muito grave.
Além de disponibilizar informações sobre o estado de ocupação de 600 praias, costeiras e fluviais, a "Posso ir?", uma colaboração entre a Deco Proteste e o movimento Tech4Covid19, conta com informações sobre a afluência a farmácias, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos.
O presidente do INESC-TEC garantiu à TSF que "a app está pronta" e que os portugueses vão poder descarregá-la no final do mês, antes de irem de férias para poderem saber se estiveram em contacto com pessoas infetadas com o novo coronavirus. Hoje pode ser dado mais um passo importante do lado legal
Por enquanto a aplicação de rastreamento de contactos que identifica possíveis contágios com o novo coronavírus só está disponível para Android já que não recebeu ainda validação da Apple para a versão iOS.
A beta do iOS 14 já está disponível para iPhone e há novidade nos dar mode da Google, mas esta semana trazemos também vários jogos e aplicações para transformar as suas fotografias antes de as partilhar nas redes sociais.
Mundialmente famoso, o jogo do stop (ou dos países, como também é conhecido por alguns) tem umas quantas versões mobile. De acesso gratuito, o Topic Twister é uma das hipóteses.
A 12min é uma espécie de “2 em 1”: é uma aplicação sobre audiolivros, mas também sobre resumos. As duas coisas juntas dão qualquer coisa como uma app de micro audiolivros. Ou será de micro livros áudio?
A Apple já tinha avisado os developers de que precisariam de licenças oficiais até 30 de junho para cumprir a lei estabelecida pelo Governo chinês em 2016. São vários os analistas que sugerem que a China está a “apertar o cerco” à gigante de Cupertino devido às tensões entre o país e os Estados Unid
No meio de tantas opções pode ser difícil decidir quais as apps "sortudas" que vão ser transferidas para o seu smartphone ou tablet. Conheça as sugestões desta semana para iOS e Android.
A Lasso não conseguiu vingar face à popularidade da TikTok e o Facebook vai fechá-la já no próximo dia 10 de julho. A nova aposta está no Instagram Reels, a aplicação que fez a sua estreia no Brasil em 2019 e que chegou à França e Alemanha no fim de junho com novas funcionalidades.
Depois da avaliação da CNPD, que ontem foi divulgada, o INESC TEC confirma hoje que aguarda a revisão da versão da app de rastreamento de contactos para Android e que a aplicação para iOS ainda tem pendente a autorização da aprovação da aplicação para acesso à interface de Exposure Notification.
O Ministério da Informação e Tecnologia da Índia afirma que recebeu várias queixas acerca das aplicações visadas, com acusações de que estavam a roubar os dados dos utilizadores e a enviá-los de forma sub-reptícia para servidores localizados fora do país, e decidiu bani-las.
Depois da análise da avaliação de impacto da app STAYAWAY COVID, a CNPD já se pronunciou sobre a aplicação que pretende fazer o rastreamento dos contactos, com alertas sobre exposição ao risco de contágio da COVID-19. APIs da Google e Apple foram considerados "um dos aspectos mais críticos".
Alergias a sério, leilões a brincar, fundos de ecrã maravilhosos ou mesmo lugares na praia são alguns dos temas das aplicações que lhe sugerimos esta semana para Android e iOS. Todas gratuitas.
Dados mostram que nos países como o Japão, Itália, Alemanha ou França, que já lançaram as suas apps oficiais de controlo de contacto, estas são as aplicações com mais downloads desde a sua estreia, nas categorias de saúde, fitness e médicas.
Os SmartCounters permitem identificar em tempo real quantas pessoas entram ou saem de uma praia, recolhendo informação através de um sensor óptico de contagem. Os algoritmos preditivos do sistema podem ser também aplicados para fazer a gestão da capacidade em piscinas municipais, ciclovias, parques
O Banco Central do Brasil vai agora averiguar se o novo serviço lançado pelo Facebook constitui um risco para o Sistema de Pagamentos Brasileiro e se a “competição, eficiência e privacidade de dados” do mesmo não está em causa.
Os novos requisitos de admissão ao Instagram Shopping entram em vigor no próximo dia 9 de julho, tornando mais fácil a utilização da plataforma com fins comerciais.
Ainda não há data para a disponibilização da app STAYAWAY COVID, que tudo indica que será a aplicação oficial de rastreamento de contactos em Portugal, com a integração das API da Google e Apple. A análise da avaliação de impacto e testes de segurança vão ser feitos pela CNPD e o CNCS.
Além de dois utilitários para o ajudar a gerir a bateria de forma mais sustentável e a conversar com a família e amigos, as sugestões da semana contam com muitos jogos para o manter entretido no início da estação mais quente do ano. São apps para iOS e Android, todas gratuitas.
Com gráficos pixelizados a fazer lembrar o clássico Pac-Man, em Tomb of the Mask controlamos um pequeno “viajante” para comer pontos, moedas e estrelas.