A capacidade de investigação existe mas falta a ligação às empresas e a exploração do potencial económico. Esta é uma das questões a que a Sociedade Portuguesa de Robótica quer responder no Livro Branco que está a preparar.
Evolve Space Solutions, NearInteraction, Ynvisible, Critical Software, Nonius e Intelligent Sensing mostram nas 4as Jornadas da Inovação as suas futuras soluções, entre elas algumas prestes a ganharem forma.
Das 19 candidaturas apresentadas ao prémio Eureka este ano o júri seleccionou o de uma empresa checa que desenvolveu um mapa electrónico de caminhos de ferro que já está a comercializar.
Um zoológico de vírus informáticos. Robots virtuais que recitam poesia. São algumas das propostas da ciberexposição do argentino Gustavo Romano, que acaba de chegar ao Museu Tamayo, no México.
Como prometido, ficou disponível para download a aguardada nova versão do software que dá suporte ao iPhone da Apple. São mais de 100 as novidades deste SO 3.0.
A empresa pretende investir 100 milhões dólares durante os próximos cinco anos, com boa parte da pesquisa a focar-se nas tecnologias móveis para mercados emergentes.
A vulnerabilidade tinha sido corrigida pela Sun em Dezembro, mas a Apple só agora acrescentou o patch às suas actualizações de software para o Mac OS X.
São 10 as actualizações de segurança que a Microsoft hoje disponibiliza no seu habitual boletim mensal. Estão cobertas 31 vulnerabilidades, 18 das quais são críticas.
A PSPgo é mais pequena e leve, mas incompatível com os acessórios da PSP. A Sony pondera agora desenvolver um dispositivo que permita a compatibilidade.
As unidades hoteleiras estão cada vez mais informatizadas, num processo que abrange várias áreas, desde as reservas e pagamento online à gestão de stocks, mostra um estudo da UMIC.
Financiado pela União Europeia, o ECHORD centra-se no desenvolvimento de uma nova geração de sistemas robóticos dirigida à indústria e será realizado em parceria com as Universidades de Munique e de Nápoles.
Os sites de organismos governamentais são um dos principais alvos, mas não escapam os sítios de empresas e até páginas pessoais. No último mês e meio foram verificados mais de 100 ataques.
A Microsoft prepara-se para lançar o seu antivírus gratuito. Ainda só conhecido pelo nome de código Morro, o produto visa aumentar a taxa de utilizadores protegidos contra ameaças.
Segundo a fabricante, a versão destina-se a funcionar com os processadores usados nos ultraportáteis e foi redesenhada para se adequar aos ecrãs de menor dimensão.
Um estudo publicado esta semana revela que 93% por cento dos ferimentos causados por equipamentos informáticos acontecem dentro de casa. Devem-se a tropeções, encontrões e quedas de equipamentos. As principais vítimas são as crianças.
O preço do novo sistema operativo da Microsoft ainda é tabu, mas surgem rumores que colocam as actualizações a 50 dólares, enquanto o Windows 7 Home Premium custa perto de 250 dólares.
São 13 mil os Magalhães requisitados para crianças residentes nos Açores. Resolvidas as questões logísticas está fixada uma data para iniciar a distribuição na região.
Chegou às lojas no sábado mas já atingiu o estatuto de equipamento mais vendido de sempre na rede da Sprint. O Palm Pre deve desembarcar na Europa ainda este ano.
Os computadores vendidos na China vão passar a ter um filtro anti-pornografia. A ideia é bloquear o acesso dos utilizadores a "informação prejudicial que possa influenciar e envenenar os jovens".
O projecto JAST quer aplicar à robótica um mecanismo neurológico do cérebro humano que permitirá aos robots tomar decisões, antecipar acções e erros, tornando mais natural a interacção com pessoas.