Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A capacidade que empresas como a Google e o Facebook têm de reunir dados pessoais dos seus utilizadores tem criado um desconforto crescente entre os internautas. Nos EUA são mais de metade os inquiridos de um estudo que se mostram preocupados.
A Google foi novamente multada na Europa, desta vez pela Itália e em um milhão de euros. Em causa está mais uma vez o Street View e a recolha de imagens e dados privados pelas viaturas do serviço.
Do lado oposto estão os grandes operadores da área dos centros de dados que para manterem todos os sistemas a funcionar recorrem a energia gerada por combustíveis minerais e fósseis. A Amazon consta da lista negra.
O recurso crescente à Internet para procurar emprego tem feito aumentar os esquemas de fraudes em torno do tema. Há mais dois sites identificados como fraudulentos.
Tem início hoje o prazo para a entrega das declarações de IRS via Internet, uma tarefa que não deve ser deixada para a última hora, avisam os funcionários do Fisco.
Até junho serão inaugurados em vários pontos do país novos Espaços do Cidadão. Os primeiros já estão disponíveis na região de Lisboa. Benavente, Mafra e Loures são os próximos concelhos a recebê-los.
Depois de ter encantado com a sua prestação na versão italiana do programa The Voice, a irmã Cristina Scuccia "rouba" agora o lugar de Gangnam Style do cantor Psy, como o vídeo mais visto no Youtube no mais curto espaço de tempo.
Os planos do Facebook para ligar regiões pobres e sem acesso do mundo à Internet passam pelo uso de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones. Satélites e lasers também vão dar uma ajuda.
Os fornecedores de acesso à Internet na Europa podem vir a ser legalmente obrigados a bloquear o acesso dos seus clientes a sites com conteúdos ilegais, segundo o Tribunal Europeu da Justiça.
Foi um dos criadores do popular serviço Megaupload e por isso está na mira da justiça norte-americana. Enquanto espera lançou já vários projetos, o mais recente é um partido político que entra hoje em atividade.
A velocidade contratada e efetivamente disponível, mas sobretudo os preços dos serviços são fatores de divisão na Europa que a UE quer corrigir. Há utilizadores que pagam quatro vezes mais pelos serviços do que outros cidadãos europeus.
Depois de quase três anos de avanços e recuos, o projeto que cria uma espécie de constituição para a Internet no Brasil recebeu a aprovação da Câmara dos Deputados daquele país, ficando a um passo de se tornar efetivo.
No dia em que inaugura o seu terceiro centro de inspeção, o Auto SAPO revela que nos quatro meses de vida adquiriu 500 viaturas a particulares, entre 200 mil propostas de compra realizadas.
O projeto é recente e só agora atingiu a fase de maturidade que os seus cofundadores desejavam. Mas a ambição não é pequena: 100 mil utilizadores registados na plataforma até ao final do ano. Pode a partilha de conhecimento tornar-se viral?
Quando se fala na indústria dos videojogos muitos nomes vêm à cabeça, mas por norma o Facebook não é um deles. Um "estigma" errado e que deve mudar: por mês são 375 milhões os jogadores na rede social.
A publicação norte-americana Consumerist já deu início à sempre polémica votação em que se escolhe a pior empresa dos EUA. Além dos nomes referidos existem mais empresas de TIC nomeadas.
A Operação Windigo detetada pela Eset está a fazer vítimas em Portugal, onde já existem mais de 200 servidores infetados, que poderão estar a controlar cerca de 4.000 computadores todos os dias.
Berlim tornou-se na primeira cidade do mundo a ter o seu próprio domínio de Internet. O interesse pelo novo sufixo terá gerado cerca de 30 mil pedidos de registo nas primeiras horas de existência.
Com clientes em 127 países, a portuguesa Auditmark continua a ser uma das principais empresas a nível mundial na oferta de soluções de segurança para aplicações móveis. Hoje anuncia uma nova versão do JScrambler.
Depois da pressão exercida por diferentes intervenientes, União Europeia incluída, o Governo dos Estados Unidos fez saber que está de saída da administração do ICANN, deixando espaço para a globalização da gestão da Internet.
Chama-se Fave People e é um novo separador que vai poder ser encontrado na rede social, ao lado dos que já existem como Descobrir ou Atividade. O Twitter também procura reduzir o ruído das centenas de publicações diárias.
Chama-se European Trustmark for eCommerce e é um "selo" que servirá para atestar a qualidade dos sites de comércio eletrónico a nível europeu. A ACEPI é a entidade responsável pela sua atribuição em Portugal.