Em entrevista ao TEK Notícias, Bernardo Cunha, diretor de marketing e estratégia da Samsung Portugal, admite as expectativas elevadas que a marca tem para a nova geração dos smartphones dobráveis mas também para o crescimento do ecossistema de wearables.
Num processo submetido junto do Tribunal de Justiça da União Europeia, a Apple defende que a multa de 500 milhões de euros vai “muito além do que a lei exige”, acusando Bruxelas de impor regras confusas para programadores e prejudiciais para os utilizadores.
Mais de quatro dezenas de diretores executivos de grandes empresas europeias enviaram uma carta aberta à Comissão Europeia a pedir o adiamento da entrada em vigor do AI ACT, Pedem uma pausa de dois anos no processo e clareza nas regras que têm de implementar.
A divisão de videojogos da Microsoft volta a ser abalada por uma nova vaga de despedimentos. O estúdio The Initiative, que estava a desenvolver o reboot de Perfect Dark, foi encerrado e vários jogos foram cancelados, naquela que se afirma como a quarta ronda de cortes na Xbox em apenas 18 meses.
O EY European AI Barometer 2025 mostra que Portugal está no topo dos países onde os trabalhadores avaliam a experiência de IA de forma mais positiva, reportando porém falta de formação e de enquadramento ética. Os piores resultados estão nas empresas.
A guerra na Ucrânia e o regresso de tensões geopolíticas globais voltaram a colocar a Defesa no centro da agenda europeia. À medida que o sector vive um momento de transformação acelerada, a IA pode trazer vantagens estratégicas, mas há questões éticas que não podem ser ignoradas.
Debates sobre soberania digital, inovação científica e o futuro das telecomunicações marcam o segundo dia do 34.º Congresso da APDC. Veja as cinco sessões que valem mesmo a pena acompanhar.
Apesar dos avanços na saúde e na ciência, a investigação clínica continua a ser um dos “calcanhares de Aquiles” de Portugal. Sem colaboração, investimento e escala, o país arrisca-se a perder grandes oportunidades para transformar conhecimento em inovação.
A autora do livro AI + The New Human Frontier veio ao 34º Congresso das Comunicações falar sobre o papel dos humanos na era da IA e sublinha que continua a ser fundamental esse papel, mesmo defendendo que o trabalho e a economia têm de mudar profundamente.
Seja em modo presencial ou online, se vai acompanhar o 34º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), estas são cinco sessões que vale a pena apontar na sua agenda para o primeiro dia.
O ministro-adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, disse hoje ser fundamental "garantir que tudo o que possa ser digital é digitalizado" nos setores públicos, sem a "exclusão de ninguém".
A 351 é uma das associações europeias subscritoras de uma carta enviada à Comissão Europeia a pedir que a suspensão do Regulamento dos Mercados Digitais às empresas americanas não seja uma moeda de troca nas negociações de tarifas, como os EUA alegadamente pedem.
O Imposto sobre os Serviços Digitais tinha sido fixado pelo Canadá em 3% sobre as receitas geradas por utilizadores canadianos nas plataformas de tecnológicas como a Amazon, Google, Meta, Uber e Airbnb. Deveria entrar em vigor hoje mas foi suspenso.
Em entrevista ao TEK Notícias, Carlos Neves, UX Practice Lead da Xpand IT, defende que, mais do que uma obrigação, a inclusão digital traz grandes oportunidades e explica como a empresa está a apoiar as organizações no caminho rumo à conformidade com o regulamento de acessibilidade em Portugal.
Um juiz federal nos EUA decidiu que é legal comprar livros físicos e digitalizá-los para treinar modelos de IA, sem consentimento dos autores. É uma vitória inédita para a Anthropic que se livra deste processo e segue para o próximo, porque também recorre a livros pirateados.
Com a Lei Europeia da Acessibilidade, as empresas têm de cumprir novas obrigações para assegurar que os seus produtos e serviços, sejam físicos ou digitais, são acessíveis a pessoas com deficiência. O que muda na prática?
A Nvidia voltou a subir ao topo da tabela das empresas mais valiosas. Esta quarta-feira, dia 25 de junho, o valor das ações da tecnológica subiu acima dos 4%, alcançando máximos históricos pela primeira vez desde janeiro.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, acredita que o maior constrangimento para o sucesso da inteligência artificial nas empresas está na dificuldade em alterar a organização do trabalho e das equipas. Mas tem ideias de qual pode ser o caminho.
A Salesforce afirma que, à medida que a adoção empresarial avança, muitas equipas têm dificuldade em acompanhar e melhorar os agentes de IA com rapidez suficiente. A nova versão do Agentforce quer mudar este cenário, tornando o processo mais ágil e transparente.
Os vencedores do 5G Challenge 2025 da MEO Empresas já foram revelados. Estes ano o concurso recebeu 42 candidaturas, com finalistas vindos de regiões como Hong Kong, Espanha, Canadá e Irlanda.
O lançamento da plataforma da Bloop, que combina um marketplace com uma rede social, vai contar com 200 influenciadores, à medida que a startup portuguesa prepara uma nova seed round.
Quase metade dos projetos que usam agentes de IA nas empresas não devem chegar a 2027, antecipa a Gartner, que vê no atual hype à volta do tema muitos investimentos mal calculados e em muitas ofertas disponíveis no mercado menos valor que o prometido.
Espera-se que o anúncio oficial de despedimentos seja feito na próxima semana e antecipa-se que afeta milhares de colaboradores, com a divisão da Xbox a ser uma das mais atingidas.
Em 2025 o eGames Lab assinala dois anos de trabalho desde o lançamento oficial do projeto. Ao todo, o consórcio financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) criou 207 postos de trabalho, dos quais 132 são novas contratações.