O Reino Unido está a avaliar o impacto da Huawei na infraestrutura de redes 5G do país após os Estados Unidos decretarem novas restrições à fabricante chinesa. O Executivo de Boris Johnson receia que a empresa recorra a equipamento cujo nível de segurança ainda não foi testado devido às sanções nort
Depois de um crescimento considerado excecional nas semanas depois do confinamento forçado pela pandemia da COVID-19 a utilização das telecomunicações está agora a descer. Os números da Anacom mostram ainda uma redução dos testes de velocidade e das reclamações.
A Anacom revela que o aumento se relaciona com as medidas tomadas no contexto da pandemia de COVID-19 que provocaram uma alterações significativas nos padrões de utilização do serviço telefónico fixo.
Com a pandemia de COVID-19 o processo de libertação do espectro da TDT e o arranque do leilão do 5G ficaram em suspenso. O Presidente da República já promulgou o diploma que permite retomar a atividade, mas falta a entrada em vigor.
A qualidade da Internet é cada vez mais importante e a devolo está a lançar novas soluções que reforçam a tecnologia de powerline e fazem a ponte também como repetidores de Wi-Fi. O Magic 2 WiFi Next chega à lojas em junho e em agosto é lançado o novo repetidor.
Os dados do Eurostat referem-se aos últimos 12 meses e são agora analisados pela Anacom, que reúne também num relatório informações do Instituto Nacional de Estatística.
A Ericsson já tem 39 redes 5G operacionais em vários países e depois de 2019 começarem a aparecer os primeiros exemplos de serviços, em 2020 a expectativa é que a adesão escale, com o aumento da oferta e redução de preço dos smartphones.
Em Inglaterra estão a ser incendiadas várias antenas de 5G por defensores de teorias que ligam a instalação da tecnologia à pandemia da COVID-19. Em Portugal também há movimentos contra a rede de nova geração pelos riscos dos campos eletromagnéticos e no Algarve estão a ser preparadas duas ações de
A Anacom partilhou dados sobre as tendências das telecomunicações dos portugueses que estão de regresso gradual ao trabalho. As chamadas telefónicas e o tráfego de dados fixos aumentou.
Os preços dos serviços de telecomunicações têm vindo a diminuir em todo o mundo, mas ainda há barreiras que precisam de ser ultrapassadas para conseguir "ligar" os 3,6 milhões de pessoas que não têm acesso à Internet.
O programa que pretende garantir o acesso a redes Wi-Fi gratuitas em espaços publicos europeus vai abrir a última fase de candidaturas a 3 de junho. O concurso tinha sido adiado por causa do novo coronavírus.
A área do portal dedicada às telecomunicações foi lançada em 2017 e tem vindo a alargar o leque de simulações possíveis. José Figueiredo explica ao SAPO TEK que o próximo passo são os pacotes de serviços móveis.
Depois do fim do estado de emergência nota-se uma retoma gradual das tendências de comunicações, indica a Anacom no seu novo relatório. Cada utilizador falou, no mínimo, 20 minutos ao telefone na rede fixa, 66 minutos na rede móvel, gastando 36 GB de dados fixos e 0,8 GB de dados móveis.
De acordo com um estudo do FTTH Council Europe, Portugal está acima da média europeia de cobertura de fibra óptica em zonas rurais. O organismo europeu dá a conhecer que houve uma rápida implantação de redes FTTH em áreas rurais no país.
Em plena pandemia, é necessário "reavaliar" a estratégia , de forma a “adotar novas metas", para a migração da Televisão Digital Terrestre, que é essencial para que o 5G possa avançar.
Apesar de a atualização ainda não ter sido publicada, a informação foi avançada num evento online. A pandemia ajuda a explicar este aumento em relação à previsão anterior de 2,6 mil milhões de utilizadores a nível global.
A Anacom revela que, face ao período anterior à pandemia, houve um aumento de 55% no tráfego de dados e outro de 16% no de voz. A reguladora dá ainda a conhecer que a evolução do tráfego de voz e dados sofreu alterações significativas devido à COVID-19 e às medidas tomadas para evitar a propagação d
Quase dois terços das reclamações referem-se a comunicações eletrónicas. A Anacom indica que as questões relacionadas com a gestão dos contratos e o cancelamento de serviços continuaram a aumentar e estão entre as queixas mais frequentes.
A garantia é dada pelo secretário de estado das comunicações Alberto Souto de Miranda, depois de a COVID-19 ter afetado o processo do 5G em Portugal e o seu calendário.
A Altice Portugal desenvolveu o sistema BOTSchool em parceria com a Google Cloud, um assistente virtual para suportar os profissionais de saúde nas suas linhas de apoio.