Num investimento próximo do milhão de euros, a Refer estreou hoje uma nova oferta de serviços na nuvem dirigidos a empresas e setor público. As propostas comerciais estão explicadas online, onde é possível simular preços.
Chama-se First é lançado em exclusivo para jovens que não tenham mais de 14 anos e inclui acesso a chamadas grátis para dois números à escolha, de qualquer rede, e comunicações gratuitas e ilimitadas entre TAGs.
O preço médio dos descodificadores de TDT tem mantido uma tendência decrescente. No terceiro trimestre de 2011 o valor médio rondou os 37 euros, mas 62,1% custam abaixo de 30 euros.
Quem precisa e ainda não comprou um descodificador para receber a televisão digital terrestre pode recorrer à Deco para comparar modelos e descobrir onde estão os melhores preços para cada um deles.
Já são conhecidos os valores investidos pelos três operadores móveis no leilão que deu acesso às licenças para operar a quarta geração móvel. A Vodafone soma o maior investimento.
A operadora celebrou esta semana um protocolo com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) para a criação de um laboratório dedicado à investigação e desenvolvimento de projetos ligados às tecnologias móveis.
No último ano os acessos à fibra óptica quase duplicaram, revelam dados da Anacom apresentados ontem. A tecnologia já representa quase 10% do mercado da banda larga.
O leilão para a quarta geração móvel começa hoje sem a participação da Zon, que não irá concorrer por considerar que "não estão reunidas as condições regulatórias necessárias para garantir a entrada sustentável de um novo operador no mercado móvel".
Com telemóveis a partir de 10 euros, o stock em carteira abrange desde BlackBerry, Samsung, Sony Ericsson, HTC, Nokia, Imaginarium, Sapo a5 e outros telefones de marca própria.
Portugal integra a lista de países avisados pela Comissão Europeia a propósito da transposição de duas diretivas que alteram um conjunto de regras no mercado das telecomunicações.
A conclusão é de um estudo levado a cabo pela Deco. Para além de a net móvel ser a que menos satisfaz os clientes, constitui em Portugal um mercado com “total ausência de concorrência”, algo que não acontece em nenhum dos 8 países com que foi comparado.
A Optimus quer ser prestadora do serviço universal de comunicações, uma tarefa atualmente assegurada pela PT mas que vai a concurso nos próximos meses.
Os rumores de que a Cabovisão está à procura de comprador voltaram a levantar a questão da consolidação nas telecom, um cenário que é reconhecido como provável por vários operadores, que questionam a sustentabilidade de empresas mais pequenas.
A Optimus a Vodafone reclamaram esta tarde medidas regulatórias que obriguem a PT a abrir a rede de fibra óptica à concorrência. Zeinal Bava garante que a operadora não vai fazê-lo.
Assim o considerou o Tribunal Europeu numa sentença relativa a um processo que opunha a operadora de Internet Scarlet e a Sabam, entidade belga responsável pela gestão dos direitos de autor no país, em 2004.
A afirmação foi de Pais do Amaral esta tarde no Congresso da APDC, a propósito da escolha da operadora para prestador de serviços da Televisão Digital Terrestre.
Separação dos negócios grossista e retalhista da PT na banda larga e a criação de condições de acesso à rede de fibra da operadora dominaram um dos debates do congresso da APDC, onde a regulação dos MVNO também foi tema central.
Não é preciso ajustar as regras europeias para incluir os serviços de comunicações móveis e as ligações de banda larga no serviço universal de telecomunicações, concluiu a Comissão Europeia, que hoje anuncia a decisão.
Na próxima segunda-feira vai ter início a licitação das frequências móveis para a quarta geração móvel, confirmou hoje o presidente da Anacom. PT, Vodafone, Optimus e Zon são as empresas candidatas.
As áreas onde as Tecnologias da Informação mais podem ajudar o Estado a gerar poupanças são a saúde, justiça e a saúde, elencou esta manhã o Primeiro-Ministro na abertura do congresso da APDC.
Optimus, TMN e Vodafone vão actualizar os tarifários já em Janeiro do próximo ano, aumentando os preços mais de 3,1%, em média. Veja quanto vai pagar pelo seu tarifário.