Manter a fiabilidade aplicacional respeitando os "tempos" do negócio é muitas vez um equilíbrio difícil de conseguir. José Rodrigues, da área de tecnologia da everis reflecte sobre o tema.
A necessidade de integrar num sistema de CRM todos os contactos com os clientes, e não apenas os dados comuns, assim como a evolução para plataformas online, são o tema abordado por Carlos Nogueira, da Quidgest.
O potencial da tecnologia contactless para pagamentos de pequenos montantes em Portugal é explorado por Rui Nogueira, da GFI, que explica um piloto que está a decorrer.
João Mendes, consultor da Altran, reflecte sobre o futuro das aplicações móveis na convivência com as aplicações Web, e sobre as oportunidades criadas pelo desenvolvimento das tecnologias.
No lançamento oficial dos novos Timeline em Portugal, o responsável da Acer comentou os dados preliminares da Gartner sobre as vendas da fabricante no primeiro trimestre e antecipou previsões para o resto do ano.
Em terceiro lugar no top de vendas de PCs da Gartner, a Inforlandia assume uma posição invejável no mercado português. O TeK falou com João Roseiro, director comercial da empresa sobre a estratégia da empresa.
Responsável pela área de estratégia de EPM na Oracle, Thomas Oestreich tem uma visão muito precisa sobre a forma como as empresas devem preparar os seus sistemas de informação para conseguirem ultrapassar a actual crise.
A utilização das redes sociais ao serviço do marketing viral é defendida por Duarte Stock, Partner da Trillium Interactive, que acredita em estratégias integradas.
O resultado obtido na votação relacionada com processo Pirate Bay mostra que a opinião dos leitores do TeK face à decisão dos tribunais suecos não difere muito da visão dos utilizadores interacionais.
Ricardo Hernández, Director Técnico do Kaspersky Lab Ibéria, reconhece o sucesso do Conficker como ferramenta de roubo de informação e fraude e apela a uma reflexão "pós-Conficker" para que próximos ataques sejam neutralizados.
A Toshiba acaba de apresentar o seu segundo mini-portátil. O TeK falou com o director europeu Thomas Teckentrup sobre as características do produto e a visão da empresa sobre o segmento.
Bruno Batista e Paulo Gomes Pereira, consultores da GMS, analisam os factores críticos para o sucesso dos canais Web e as vantagens que as empresas podem tirar daqui se souberem posicionar-se.
Nem sempre os dados que pensava ter limpo dos discos rígidos são apagados de forma segura. Nicolás Green, da Kroll Ontrack, alerta para os problemas de segurança que podem surgir e a forma de os evitar.
Era fácil adivinhar que entre os leitores do TeK a maioria passa mais tempo a navegar na Internet do que a ver TV, uma tendência que se deve instalar entre a população só em 2010.
Luis Arriaga, professor convidado da Universidade de Évora, defende a necessidade de ir além de uma linguagem comum entre sistemas para conseguir um nível de orquestração em sistemas integrados e transparentes.
A responsável de marketing da Google Portugal falou ao TeK sobre o lançamento do Street View por terras lusas e sobre a escolha das três cidades portuguesas que irão integrar o serviço.
Esta foi pelo menos a opinião da grande maioria dos leitores do TeK que participaram na votação da última semana, embora haja quem considere que os crackers se preocupam mais em organizar ataques com retorno financeiro.
Francisco Godinho, coordenador do CERTIC/UTAD, reflecte acerca da Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais e sobre as políticas e medidas que estão em curso em Portugal.
Os Xeon 5500 são apresentados como os mais revolucionários desde os Pentium Pro. O TeK passou pelo lançamento dos novos processadores em Portugal e aproveitou para perguntar ao porta-voz da área de produto da Intel o que justifica a avaliação.
Rui Vaz e Paulo Andrade da GMS Consulting reflectem com os leitores do TeK sobre o conceito de IT Governance e aquelas que devem ser as prioridades e as noções prévias antes antes de implementar uma estratégia nesta área.
Na votação que decorreu esta semana nota-se um grande equilibrio entre os leitores que já experimentaram o Internet Explorer 8 e os que não tencionam fazê-lo.