Smartphones, auriculares wireless, routers e outros equipamentos para a mobilidade estão no SAPO TEK que acompanha as novidades do mundo tecnológico e das principais fabricantes
O modelo com melhores especificações técnicas do Kindle Fire está à venda em Espanha e França, entre outros países europeus, desde ontem. O preço do tablet começa nos 269 euros e varia na quantidade de armazenamento interno e no modelo publicitário.
A designação de nativos digitais assenta que nem uma luva aos adolescentes de hoje. Além de quase todos terem acesso à Internet e a um computador em casa, o acesso à rede mundial é feita cada vez mais através dos telemóveis, sobretudo smartphones.
A procura por tablets com ecrãs de pequenas dimensões vai fazer crescer o mercado mais do que o previsto, cerca de 11% segundo dados da IDC. Até ao final do ano o sistema operativo Android vai também dominar o mercado.
Os portugueses já podem adquirir o mais recente smartphone da Sony. O Xperia Z está à venda na Optimus, na TMN e na Vodafone, e o preço do equipamento varia entre os 359 euros em tarifário pós-pago e os 599 euros com vinculação de 24 meses.
As fabricantes de Taiwan apostam no mercado português com dispositivos móveis de baixo custo e características de gama média. O MeMo Pad 7 da Asus e o Iconia B1-A41 da Acer são virados para o consumo multimédia e para o entretenimento.
Era uma questão de tempo e parece que vai acontecer ainda este ano: os smartphones vão vender mais que os feature phones. Os números da IDC mostram ainda que a China e a Índia vão liderar o crescimento nos próximos anos neste sector mobile.
O alargamento da comercialização do Surface Pro ainda deixa de fora Portugal. O tablet profissional da Microsoft vai a ser vendido ainda em março em mais sete países.
A HP apresentou um tablet de sete polegadas com Android. O modelo deverá chegar às lojas em breve, mas ainda não há certeza que venha a ser comercializado em Portugal. O novo Slate tem um processador dual core e câmara de três megapixéis.
É com a frase "Ready 4 the Show" que a Samsung está a suscitar a curiosidade da imprensa e dos aficionados de dispositivos móveis pois confirmou o evento de apresentação daquele que provavelmente será o novo telemóvel topo de gama da empresa.
No próximo mês Portugal vai entrar na lista de países onde o mais recente smartphone da BlackBerry, o Z10, vai ficar disponível para comercialização. Optimus, Vodafone, TMN e Fnac são para já os primeiros vendedores.
A Samsung precisa de renovar o ciclo de vida do seu telemóvel topo de gama. O Galaxy S III continua a vender bem mas não chega para fazer frente ao iPhone 5 e inclusive ao iPhone 4S, que já está no mercado desde outubro de 2011.
Está dado o último passo na expansão para os dispositivos de consumo multimédia e produtividade por parte da Ubuntu - o anúncio da versão para tablets. Integração multi-plataforma e capacidade multi-tarefa são os elementos base do SO móvel.
Poucos dias depois de ter começado a comercializar o Surface RT em Portugal a Microsoft refere a curiosidade e o interesse dos utilizadores, mas não partilha números de vendas. Quanto ao Surface Pro ainda não há data para chegar às lojas.
O Galaxy Grand vai chegar a Portugal nas próximas semanas e procura ser uma alternativa aos principais smartphones da Samsung, sobretudo para os que procuram um design ao estilo Galaxy S III num telemóvel com capacidade Dual SIM.
A HP soube reconhecer a importância da era pós-PC e decidiu apostar num sistema operativo próprio, o webOS, e em dois dispositivos equipados com o software. Nenhum dos três foi bem sucedido e a estratégia agora passa por juntar-se à aliança Android.
A bq cumpriu a promessa de expansão de ofertas e anunciou um smartphone Android para o mercado português. O Aquarius vem equipado com um ecrã de 4,5 polegadas, processador dual-core e suporte para dois cartões SIM.
A venda de tablets cresceu mais de 70% no espaço de um ano e a Apple continua a liderar por larga margem este mercado. Mas o iPad perdeu nos últimos seis meses boa parte da quota de mercado, muito por causa do crescimento da concorrência.
O primeiro smartphone baseado na plataforma Intel Lexington chega ao mercado africano ainda este mês, através de um modelo de "baixo-preço", que espreita utilizadores que procurem o primeiro smartphone ou um modelo de preço acessível.
Na guerra dos smartphones com ecrãs de grandes dimensões a NEC prepara-se para lançar uma arma de peso: um terminal baseado em dois ecrãs de 4,3 polegadas, um deles deslizante, que podem ser reunidos num único ecrã ou usados individualmente.
O Symbian OS foi durante largos meses o sistema operativo móvel líder do mercado dos smartphones. Até à chegada do Android e iOS. O fraco desempenho deste software levou a Nokia a anunciar o fim de produção de telemóveis com Symbian.
Já não deve faltar muito para que alguns utilizadores comecem a receber a atualização Windows Phone 7.8 para os telemóveis mais antigos com o sistema operativo móvel da Microsoft. O dia 31 de janeiro pode marcar a chegada dos updates.
Os primeiros smartphones com Firefox OS vão chegar ao mercado espanhol e brasileiro pela mão de uma startup espanhola que garantiu a parceria com a Mozilla e a Telefónica. Os primeiros modelos são só para programadores.
Mesmo com os EUA a festejar um feriado nacional, do outro lado do mundo há quem esteja a colocar a Apple nas manchetes. A gigante de Cupertino pode lançar três smartphones em 2013 e um deles, o iPhone Math, pode ter um ecrã de 4,8 polegadas.
Uma análise à utilização de dispositivos portáteis na Europa revela que os utilizadores de smartphones consomem hoje mais tráfego de dados que os utilizadores de tablets, uma tendência que é nova e que é impulsionada por uma nova geração de equipamentos.