Nada escapa a um buraco negro: nem mesmo a luz. Mas para que seja possível perceber melhor a força deste fenómeno, a NASA criou uma simulação com base num caso real e que mostra uma estrela, com uma massa muito superior à do Sol, a ser totalmente sugada.
Para a exposição do ICT2015 foram escolhidos 150 dos melhores projetos de I&D na Europa, selecionados pela inovação e a capacidade de transformação que podem ter num futuro (mais ou menos) próximo. 10 têm participação portuguesa.
A escultura estará até sexta-feira no Terreiro do Paço, em Lisboa, a propósito do encontro ICT 2015 que está a decorrer na capital. Foram precisos seis meses de trabalho e várias impressoras 3D para que o projeto fosse concretizado.
Marty McFly e ‘Doc’ Brown vivem em 1985, mas decidem espreitar o futuro. O dia escolhido foi 21 de outubro de 2015. Revendo o filme, contamos-lhe quais as previsões feitas e dessas, quais as que se concretizaram.
Lisboa foi o local escolhido para acolher o Digital Tech Summit. No palco 36 empreendedores vão poder apresentar os seus projetos a uma audiência de investidores que gere mais de 20 mil milhões de dólares em investimentos.
Aquela que é a startup mais valiosa do mundo e a marca de smartphones com uma das ascensões mais rápidas de sempre volta a apostar em novos segmentos. A Ninebot é uma versão mais pequena da Segway e muito, muito mais barata.
A Praça do Comércio em Lisboa foi ocupada pela ciência com o ICT 2015. Alguns dos melhores projetos de I&D europeus estão abertos à curiosidade do público que é abordado por um robot concebido em Portugal e que não deixa ninguém indiferente.
Num primeiro momento o objetivo é enviar uma sonda para o polo sul da Lua, uma área ainda desconhecida dos cientistas, para perceber que matérias-primas lá existem. Se forem as ‘corretas’, então ficam abertas as portas para a criação de uma base lunar.
No início do próximo ano arranca a produção daquele que será o primeiro carro elétrico português. Os interessados no novo veículo indiciam que o primeiro ano será de sucesso.
É a primeira vez que a gigante da Internet compra uma empresa em Portugal. A especialização em fotografia panorâmica, que já foi aplicada em vários projetos internacionais, justifica a opção pela integração da Digisfera na equipa do projeto Streetview.
Nunca a sonda Cassini esteve tão perto da lua de Saturno, Enceladus. As imagens de alta resolução que devolveu já ajudaram os cientistas a ajustar algumas ideias relativamente ao astro.
Se alguém der a esta superfície seis blocos e os devidos comandos, ela consegue montar diferentes estruturas - assim como desmontá-las. O sistema tem o potencial de ajudar a evoluir as indústrias de manufatura e construção.
A partir de domingo, dia 18 de outubro, a ciência vai ter um lugar especial no centro de Lisboa, mostrando alguns dos projectos mais relevantes desenvolvidos na União Europeia. E um robot vai ser um dos anfitriões.
A conhecida fabricante suíça de relógios apresentou o Bellamy, o seu mais recente smartwatch. Mas a verdade é que o único elemento tecnológica que o relógio tem é uma etiqueta Near Field Communication que permitirá fazer pagamentos na rede chinesa UnionPay.
O desafio de passar 12 meses no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional, já vai a meio e o astronauta norte americano continua a partilhar a experiência, juntando muitas imagens para mais tarde recordar.
Depois de alguns meses de desenvolvimento, o Blocks assume a sua forma final e está no Kickstarter para recolher investimento com o objetivo de ter uma “versão comercial”.
Os modelos G5X, G9X e M10 são as três novas câmaras fotográficas da Canon. Os dois primeiros modelos pertencem à categoria das point-and-shoot, enquanto a M10 pode ser uma câmara para quem quer aprender os básicos da fotografia manual.
A nova legislação para o financiamento colaborativo entrou em vigor no início do mês, mas faltavam dois detalhes cruciais para produzir efeitos. Um está concluído. O registo das plataformas no Portal do Consumidor já é possível.
A agência espacial norte-americana continua a fazer o paralelo entre a ficção do filme “Perdido em Marte” e a realidade conhecida. Desta vez, mostra imagens de alguns dos locais do planeta vermelho onde Matt Damon “esteve”, na pele do astronauta Mark Watney, claro.
Quando espreitar as imagens, vai provavelmente achar que o nome assenta como uma luva ao carro que a Nissan propõe à chamada geração dos nativos digitais.
O mais recente programa "Earth from Space" da Agência Espacial Europeia aproveitou as imagens registadas pelos seus satélites para dar a conhecer algumas das maravilhas dos Açores.
Foram precisos pouco mais de dois dias para alcançar o objetivo e reunir o dinheiro pedido para iniciar a produção da Orbbec Persee que aperfeiçoa a tecnologia 3D e a torna acessível a mais carteiras, garante a Orbbec.
Ter humanos a pisar o solo marciano não é uma questão de ‘se’, é uma questão de ‘quando’. Agora a agência espacial norte-americana revela o seu plano-mestre que ajudará a viabilizar esta ideia.