Deverá ser publicado nos próximos dias em Diário da República e no jornal da UE o anúncio do concurso público para a aquisição do "novo Magalhães". Os fornecedores têm 48 dias para apresentar as propostas.
A Vodafone ainda não fornece datas mas confirma que Portugal está na lista dos países europeus onde a empresa tem intenção de distribuir o Nexus One da Google.
Uma empresa americana garante que o filtro chinês de conteúdos Green Dam copia o seu software. Quer uma decisão judicial exemplar e uma indemnização de 2,2 mil milhões de dólares.
Os discos Blu-ray podem em breve ganhar mais capacidade, graças a uma invenção da Sony e da Panasonic que estará disponível para todos os leitores do mercado, incluído o da PS3.
O Skype estará disponível nos novos televisores HD com ligação à Internet da Panasonic e LG. O serviço passa também a contar com vídeochamadas em alta definição.
Os novos modelos, conhecidos até agora pelos nomes de código Clarkdale, no que diz respeito aos desktop, e Arrandale, destinados aos portáteis, serão comercializados sob a denominação Core i3, i5 e i7.
A simples navegação em sites de pornografia pode levar à detenção de cibernautas chineses. Em 2009 o Governo fechou o acesso a mais de 9 mil sites e deteve mais de 5 mil utilizadores.
O sucessor do Magalhães vai a concurso público. Entre os interessados em fabricar o portátil do ensino básico estarão vários nomes internacionais, a que se junta a JP Sá Couto.
O ano termina sem que o concurso para a escolha do portátil que irá continuar o legado do Magalhães no e-escolinha tenha sido lançado, ao contrário do anunciado inicialmente pelo Governo.
Enquanto uns registam marcas novas, outros agendam conferências de imprensa, isto a par de informação não confirmada que vai surgindo na Internet, contribuindo para alimentar a especulação dos média em redor de lançamentos há muito aguardados.
O cracker americano Albert Gonzalez assinou mais uma confissão de conspiração para entrar em sistemas informáticos e roubo de dados de cartões multibanco. Desta vez o acordo prevê uma pena entre os 17 e 25 anos de prisão.
Flash e Acrobat Reader estarão entre as aplicações mais exploradas pelos cibercriminosos em 2010, segundo a McAfee, que também lista o HTML 5 e o Firefox como alvos preferenciais.
A versão 3.6, que era esperada ainda este ano, só vai chegar "durante o primeiro trimestre de 2010" e o Firefox 4.0 dificilmente estará pronto antes de 2011.
O pedido de esclarecimento relativo às actividades da Fundação para as Comunicações Móveis e sobre a adjudicação à JP Sá Couto dos computadores do e-escolinha vai ser discutido na primeira semana de 2010.
O leitor de ebooks da Amazon foi o item mais vendido pela loja este Natal, e o produto mais vendido de sempre na época. Os livros digitais também foram mais requisitados que os impressos.
A tendência de quebra nas compras de produtos de informática é mais acentuada em Portugal do que na média dos países europeus. Já os preços médios de venda de portáteis estão abaixo de alguns países como a Alemanha e França.
(Actualizada) A demora do Governo em pôr em prática o concurso público para a aquisição dos portáteis destinados ao programa e-escolinha, associada aos prazos exigidos por este tipo de procedimentos, tornará improvável a entrega no 2.º período de aulas.
Um ataque aos sistemas informáticos do Citibank terá levado à perda de "dezenas de milhões de dólares", suspeitando-se que os hackers envolvidos estejam ligados a um grupo russo.
Um tribunal norte-americano de recurso confirmou uma decisão judicial anterior contra a Microsoft por violação de patentes, onde a gigante da informática é multada em 290 milhões de dólares e proibida de vender o Word.
As tecnologias interactivas são cada vez mais usadas ao serviço da educação. Isso revela a SMART que com uma ferramenta para a área de matemática registou um recorde no número de acessos a uma das suas aplicações.
Howard Schmidt, que já passou pela eBay e pela Microsoft e que integrou o anterior Governo de George W. Bush, foi o nome escolhido para presidir aos desígnios da segurança informática na Casa Branca.
A número um dos processadores decidiu terminar o ano em beleza anunciando novos Atom, que estão cada vez mais pequenos e mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia.
Candeeiros sem lâmpadas, paredes iluminadas e flexíveis, ou cortinas de luz, são alguns dos produtos que a Konica Minolta espera começar a produzir em 2010, aplicando a tecnologia OLED à iluminação.