Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Numa altura em que mais de um milhão de alunos em Nova Iorque estavam a utilizar o Zoom para terem acesso a aulas online, o Estado de Nova Iorque baniu o uso da plataforma. A razão prende-se com problemas de cibersegurança.
A empresa de segurança S21sec identificou salas da plataforma de videoconferência Jitsi que incluíam os sectores tecnológico, educação e saúde e entidades governamentais de diferentes países.
O Twitter está a alertar os utilizadores para uma falha na forma como a rede social armazena os dados e mensagens no browser da Mozilla. A recomendação é para limpar a cache do Firefox, especialmente se o usa num computador público ou partilhado.
A Google passa a partilhar dados de mobilidade da população portuguesa e mundial em isolamento do COVID-19. No caso de Portugal, os dados de 29 de março mostram que houve um decréscimo de 83% da circulação da população geral em locais públicos
A pandemia de COVID-19 tem aumentado a utilização das plataformas de videoconferência. O Hangouts Meet, Microsoft Teams, Slack e Zoom não revelam todos os mesmos tipos de dados « mas, ainda assim, é de notar um crescimento considerável em todos os serviços.
A Shorts poderá ser lançada já no final de 2020 e disponibilizará aos utilizadores toda a biblioteca sonora do YouTube de forma a que não tenham de instalar outras aplicações para o efeito.
Rayman Legends é o primeiro título a ser disponibilizado gratuitamente, mas já pode aceder a versões gratuitas de jogos como The Division e Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint.
As autoridades receberam diversas queixas de conferências a serem interrompidas por mensagens pornográficas ou com ameaças no Zoom, algo que já é apelidado de “Zoom-bombing”.
Em quarentena obrigatória devido à COVID-19, os britânicos podem agora navegar na Internet com menos preocupações e sem os limites que bloqueavam o acesso à internet em muitos contratos de comunicações.
Uma outra novidade diz respeito ao registo e à captura de screenshots e clips de vídeo. A opção ainda não estava disponível, mas o último update vai resolver a falha. Até ao final do ano, a Google quer juntar 120 novos títulos à plataforma.
As novas propostas da Huawei, governo e operadoras chinesas para o “redesenhar” da Internet já estão a causar polémicas por dar mais poder aos regimes autoritários a exercer a sua força sobre a população.
A Organização Mundial de Saúde já disse que as fake news estão a espalhar-se mais rapidamente do que o próprio coronavírus e a Europa explica agora como está a combater-se a desinformação na Europa.
O trabalho remoto pode trazer alguns desafios no que toca à cibersegurança. O SAPO TEK reuniu algumas recomendações práticas que deve seguir para garantir que está protegido contra as crescentes ameaças.
Os equipamentos são rastreados para controlar como os cidadãos se movem e espalham o coronavírus durante a pandemia. Especialistas colocam em causa os temas de privacidade.
As ações de rua foram canceladas, mas passaram para a internet, e de resto o “ADN” da Hora do Planeta, assinalada amanhã, mantém-se: desligar as luzes de casa entre as 20h30 e as 21h30 locais. E também pode ir para a varanda “enviar uma mensagem de esperança”.
A Europol está a acompanhar as crescentes ciberameaças em torno da COVID-19. A atuação dos criminosos pode pôr em risco a vida do público, indo desde a contrafação de material hospitalar a ataques informáticos contra instituições de saúde.
De forma a ajudar a alavancar a economia no atual cenário de isolamento devido à pandemia do coronavírus, há mais incentivos para as empresas transformarem o seu negócio online.
The Lovebirds é protagonizado por Issa Rae e Kumail Nanjiani. A data de estreia não foi revelada, mas a decisão da Paramount é curiosa, uma vez que o estúdio tem os seus filmes alojados numa outra plataforma de streaming.
Como é que se consegue gerir um movimento com mais de 3.600 voluntários, 120 empresas e 27 projetos em curso? Ao SAPO TEK, Liliana Pinho, coordenadora de comunicação do tech4COVID19, revelou que tudo passa por uma autêntica “máquina administrativa” e por muito espírito de colaboração e de entreajuda