Já está disponível uma nova ferramenta para medir a velocidade das ligações à Internet e práticas de traffic shaping por parte dos fornecedores de serviços de Internet.
O Parlamento Europeu está a trabalhar em novas medidas legislativas para facilitar a instalação de infraestruturas de banda larga e tornar o processo mais barato.
Os membros do CG nomeados esta semana já se reuniram com o objetivo de saldar as dívidas aos operadores e de avançar com o processo de extinção. O órgão já não se reunia desde 2011.
No final de setembro existiam em Portugal 4,4 milhões de utilizadores efetivos de serviços de banda larga móvel. O valor é um dos números em destaque no relatório da Anacom para as comunicações móveis.
A petição online está a bater as expectativas da Deco, entidade que é a cara deste movimento cívico. Associação acusa legisladores de não terem acautelado os perigos da fidelização para os consumidores.
O volume de minutos de conversação realizados através das redes fixas no terceiro trimestre do ano diminuiu 6,5%, um valor que está acima do habitual para aquela altura do ano.
Dar à Santa Casa a exploração das apostas desportivas online "restringe a liberdade" e não vai travar a procura pelo mercado ilegal, diz a associação europeia de operadores sobre a proposta do Governo para a legislação do jogo na internet.
A transferência do serviço universal de telecomunicações da PT para a Zon Optimus deverá estar concluída muito em breve. O processo já foi aprovado pelo Tribunal de Contas e devolvido ao Governo.
A Google acaba de anunciar o lançamento de um cartão de débito associado ao seu projeto Wallet, que permitirá aos consumidores pagarem compras nas lojas e levantarem dinheiro nas tradicionais caixas automáticas.
O Governo mantém a pretensão de Portugal ter mais canais de TDT. A oferta atual é "claramente insuficiente, sem comparação com outros Estados europeus, apontou o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional.
Lançada pela Deco, a petição estará online até 6 de dezembro. Até lá a associação espera angariar mais quórum para pressionar o debate - e o fim - dos contratos de fidelização de 24 meses.
O Parlamento Europeu aprovou hoje o plano Interligar a Europa, um conjunto de regras que visa agilizar a aplicação de fundos em projetos fundamentais. As telecomunicações são um dos três sectores visados, com mil milhões de euros de investimento.
A proposta de criação de uma contribuição extraordinária para as telecomunicações ficou por garantir, mas em alternativa o pagamento pelas taxas de espectro vai subir.
A operadora já reagiu às acusações da DECO e diz que os motivos apontados pela associação não correspondem à verdade. Empresa vai financiar o desbloqueio de equipamentos e garantir financiamento para a compra de novos.
O uso limitado de dispositivos eletrónicos nas viagens de avião é uma realidade que aos poucos vai deixar de a ser. A diretiva apenas diz respeito aos voos feitos dentro da União Europeia e acima dos 3.000 metros.
A Zon está a promover junto dos clientes móveis uma campanha de troca de cartões. A operadora diz que é para disponibilizar tecnologia 4G. A Deco diz que é uma ação resultante da fusão.
A proposta para a aplicação de uma contribuição extraordinária a sectores como o das telecomunicações, como forma de gerar receitas alternativas para o Orçamento de Estado, foi abandonada.
A consolidação no mercado das telecomunicações vai continuar, defendem os CEOs das empresas do sector em Portugal, e é crítica para garantir a sobrevivência, numa altura em que as receitas atingiram o padrão de queda de 5 a 10%.
A promessa é de Zeinal Bava, que admite que com condições de previsibilidade regulatória ligaria mais 1 milhão de casas à sua rede, mas que não o fará para a Vodafone poder surfar nela.
Fátima Barros, presidente da Anacom, anunciou esta tarde que o regulador está a preparar o lançamento de uma ferramenta que vai permitir testar a qualidade dos serviços de Internet.
Os desafios do mercado único das comunicações foram novamente realçados no Congresso da APDC pelo secretário de Estado, sobretudo a nível da independência na aplicação das estratégias europeias à realidade de cada país e estádio de desenvolvimento.
Duas semanas depois de ter sido aprovado o uso de dispositivos electrónicos durante os processos de descolagem e aterragem em voos nos EUA, os correspondentes europeus seguiram os mesmos passos.
Porque não vinga em Portugal o modelo de operador móvel virtual? O domínio das chamadas dentro da mesma rede é apontado pela Zon Optimus como um dos responsáveis para que também os pequenos operadores tenham dificuldade em crescer.
O mercado das telecomunicações mudou significativamente nos últimos anos, em termos de tecnologia e mesmo de presença de operadores, mas as queixas mantêm-se em relação às mesmas questões sempre destacadas em relação ao papel do regulador.