Acesso a estações de cabos submarinos, ofertas reguladas com custos e SLA desadequados e ausência de oferta regulada de acesso à rede de fibra em Portugal são alguns dos assuntos que a Oni quer discutir com a CE e com a ECTA.
Portugal não aparece bem na fotografia em comparação com os restantes 27 países Estados-membro num estudo sobre a atitude das famílias e indivíduos em relação aos serviços de comunicações eletrónicas.
O caso é antigo e remonta a 2006, altura em que a União Europeia introduziu novas regras e prazos para a retenção de dados das comunicações, princípios que o tribunal agora considera ilegais.
As taxas de roaming dentro da Europa estão definitivamente condenadas. Depois das limitações já em vigor aos custos nas chamadas e mensagens, o Parlamento europeu votou hoje a abolição do sistema, que deverá entrar em vigor ainda em 2015.
A definição de pacote de serviços aplicadas aos produtos triple play, por exemplo, foi alterada pela Anacom, uma mudança que terá impacto na forma de apurar dados relativamente à atividade dos operadores.
Os três operadores de televisão em sinal aberto – RTP, SIC e TVI – ainda não entregaram o parecer sobre o rumo que deve ser adotado na televisão digital terrestre. Também as análises da ERC e Anacom estão em construção.
A quase totalidade dos jovens entrevistados num estudo encomendado pela CE restringem a sua utilização de serviços móveis fora do país. Quatro quintos defendem que a UE deve agir para acabar com diferenças de preços.
E depois dos smartphones, é a vez de a maior operadora do mundo começar a vender os tablets da Apple, com a fabricante a tornar os seus mais recentes modelos de iPad compatíveis com a tecnologia 4G usada pela operadora.
A entrega de uma ficha onde conste informação simples, sobre os elementos essenciais da oferta de telecomunicações contratada, é uma das novas medidas que a Anacom pretende exigir às operadoras.
O Governo está a preparar um sistema de autenticação que vai simplificar o acesso a serviços públicos online. A alternativa combina o número de identificação com o número de telemóvel do cidadão.
A cobertura e utilização de Internet móvel no Brasil dispararam e o Governo quer que o ritmo se mantenha, aproveitando as contrapartidas que impôs às empresas que quiseram avançar para o 4G.
Um tribunal turco decidiu levantar a censura no acesso ao serviço de microblogging Twitter no país, uma restrição que estava a ser imposta pelo Governo.
A auditoria aos custos líquidos do serviço universal prestados pela Portugal Telecom concluiu que nos dois anos, em separado, as despesas rondaram os 25 milhões de euros. O valor total fica um pouco abaixo do estimado pela operadora.
Os pacotes de televisão que a Vodafone tem em Portugal estão a servir para a operadora ganhar clientes, mas também servem como um teste para saber se o modelo será viável noutros mercados.
O Governo dos EUA está a preparar legislação que vai restringir as ações da agência de segurança, que só poderá pedir dados telefónicos com ordem judicial e sobre alvos específicos.
Depois de a Zon Optimus ter desistido do recurso em tribunal no caso do "5º canal", fica aberto o caminho para um novo concurso público. Mas a evolução do processo promete ser morosa.
A Agência Nacional de Segurança norte-americana volta a estar debaixo de fogo, depois de mais uma fuga de informação que revela um programa com capacidades de espionagem "do outro mundo".
O comité responsável pelo sector das telecomunicações deu luz verde ao pacote de leis que vão alterar algumas regras nos 28 Estados-membro, faltando agora a votação final no Parlamento Europeu.
Os reguladores holandeses aprovaram a comercialização de cartões SIM "agnósticos", ou seja livres de operador e por isso com a possibilidade de serem associados a qualquer empresa de telecomunicações.
Apesar de já terem passado vários meses desde as primeiras revelações de Edward Snowden, os pormenores acerca do esquema de espionagem de alcance global elaborado pela NSA continuam a surpreender.
Ao longo do ano passado a DECO recebeu mais de 500 mil contactos de consumidores. O sector que gerou mais queixas ou pedidos de esclarecimento voltou a ser o das telecomunicações.
Está aprovada pela Anacom a transferência dos direitos de utilização das frequências exploradas pela TMN para a MEO, um passo chave na transição entre as duas marcas.
Chama-se Rede Ilimitada o novo tarifário de comunicações para empresas lançado pela Optimus e inclui "voz, SMS e Internet no telemóvel, em Portugal ou onde quer que os negócios das empresas estejam".