Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Entre 1 de Novembro e 19 de Dezembro, os americanos efectuaram online compras no valor de 15,8 mil milhões de dólares, estabelecendo novo recorde, revelou a Nielsen/NetRatings. Acessórios e brinquedos foram novamente as categorias mais populares.
A modernização da infra-estrutura de suporte aos sistemas centrais do Ministério da Justiça, suportados pelo ITIJ, vai ser feita pela IBM, devendo a nova solução entrar em funcionamento até final do primeiro trimestre de 2004.
Antecipando-se em um dia a data definida para o início do serviço UMTS em Portugal, 31 de Dezembro, a Vodafone anunciou ontem ao final da tarde a disponibilização da 3ª geração móvel, mas o cliente normal dificilmente terá acesso ao novo serviço.
Este ano colocámos questões diferentes a várias personalidades do mercado sobre as expectativas para o ano que se aproxima. Em geral as perspectivas são optimistas, pressagiando já uma melhoria em termos de negócio e alinhando medidas para a recuperação.
Foi ontem anunciado um acordo entre a TeliaSonera e a Tele 2 para a aquisição da licença de operação UMTS na Suécia que havia sido atribuída a uma filial da Orange. As empresas acreditam que vão precisar da capacidade adicional garantida pela aquisição.
As mensagens de correio electrónico não solicitado foram responsáveis por despesas de 20 mil milhões de dólares no ano passado. Esta verba corresponde ao montante gasto em antivírus, gestão, filtragem, eliminação e processamento de mensagens.
A Toshiba vai autonomizar a sua divisão de PCs no início do próximo ano. Depois de liderar o mercado por vários anos a empresa não consegue obter lucros neste negócio. A decisão não afecta a Europa nem os EUA onde a actividade já funciona autonomamente.
O ano novo traz consigo a aguardada estreia do UMTS. Os três operadores licenciados garantem estar a preparar o alargamento dos grupos de teste a alguns clientes, com o objectivo de estarem preparados para um lançamento comercial no 2º semestre.
Com o objectivo de liderar na Internet de futura geração, o Japão, Coreia do Sul e China preparam conjuntamente o desenvolvimento de redes baseadas no protocolo IP versão 6, ou IPv6, que depois serão ligadas entre si.
Pretendendo garantir o primeiro lugar no top de vendas mundiais de ecrãs LCD, a Sharp deverá investir 90 mil milhões de yen em 2004 para triplicar a sua produção deste tipo de ecrãs e fazer face à procura que se espera que duplique durante o próximo ano.
De acordo com o relatório NetPanel Banca de Novembro de 2003, o domínio cgd.pt registou um incremento do número de utilizadores únicos, ao contrário do que sucedeu com os restantes cinco portais que marcam presença no top.
A transferência de funções de topo dos Estados Unidos para países como a Índia e a China é prática comum às empresas de tecnologia do país. Contudo, notícias vindas a público recentemente aumentaram a discussão em torno do assunto.
A segurança esteve novamente em destaque em Novembro, com o anuncio da criação de um programa para combate ao cibercrime que a Microsoft dotou de fundos de 5 milhões de dólares e que se somam à divulgação de recompensas para delatores de crackers.
A ameaça dos ISPs alternativos de suspenderem os serviços de acesso à Internet em banda larga e a especulação sobre o cumprimento desta intimação, destinada a pressionar a entidade reguladora, fizeram a maior parte da actualidade noticiosa em Outubro.
A aprovação pelo Parlamento Europeu da proposta para a patenteabilidade de inventos de software foi certamente o tema quente de Setembro, pela luta de ideias e movimentos que envolveu, mas também pela fricção criada com a Comissão.
O mês de Agosto, normalmente sem história relevante a nível noticioso, foi este ano profuso em informação, mas de uma forma bastante negativa. Um ataque sem precedentes a nível de vírus afectou gravemente as empresas e utilizadores individuais.
A muito aguardada cimeira da ONU dedicada à Sociedade da Informação acabou por não trazer muitas novidades nem compromissos de monta entre os países representados, remetendo as questões mais polémicas para 2005, quando a cimeira voltar a reunir em Tunes.
Sem grande novidades, Julho foi marcado pela Iniciativa para a Banda Larga do Governo, com uma estratégia calendarizada até 2005. A nível internacional assistiu-se à criação de uma associação de defesa de interesses das redes peer-to-peer.
A Optimus, TMN e Vodafone divulgaram hoje ter processado mais de 135 milhões de mensagens durante o Natal. Os operadores apostaram no reforço das suas redes e garantem ter dar resposta ao aumento de tráfego com tranquilidade.
O lançamento da tecnologia Centrino reforçou a tendência para a mobilidade, reafirmada em todo o mundo pela adesão da indústria das telecomunicações e informática ao Wi-Fi com a criação de milhares de hotspots.
Do combate ao spam à intensificação da luta da RIAA contra os utilizadores das redes P2P, Junho foi um mês movimentado, onde teve lugar a aprovação oficial dos Planos de Acção para a Sociedade da Informação pelo Governo Português.
Num mês com poucas novidades, destacou-se pela importância e impacto a aliança entre as principais operadoras europeias de telemóveis. Já em Outubro, nove pequenas operadoras optaram também por se aliarem para ganhar vantagens competitivas.
Em destaque no mês de Maio estiveram as estratégias de Adaptive Enterprise da HP e a nova tecnologia de segurança da Microsoft, mas também a apresentação da consola N-Gage da Nokia na principal feira de jogos, a E3.
O primeiro mês do ano foi pródigo em acontecimentos na área das comunicações, que na verdade já eram decorrentes de temas quase resolvidos no ano anterior.