Os operadores de rede fixa vão ter de diminuir em 80% o valor cobrado a outros operadores para terminar chamadas na sua rede. A medida entre em vigor em outubro e pode resultar em poupanças anuais para os consumidores de 11 milhões de euros.
Os números são do quarto trimestre do ano passado mas não variam muito na comparação com os meses anteriores. Cada utilizador de telemóvel passa em média 144 minutos por mês ao telefone, o equivalente a 2,4 horas.
Os smartphones estão a fazer disparar o consumo de Internet através de tecnologias de acesso móvel. No último trimestre do ano passado 3,5 milhões acederam à net por esta via, mais de dois milhões usaram o telemóvel.
A subscrição de televisão paga no mercado português cresceu seis pontos percentuais no espaço de um ano e apenas 0,5% nos últimos três meses. A fibra encabeçou o crescimento trimestral e a ZON continua a líder na distribuição de serviços pagos de TV.
A Aveidigital vai à CeBIT mostrar novidades na sua linha de telemóveis com marca própria. Os produtos dual sim e dirigidos ao mercado sénior estarão em destaque no expositor da empresa.
A Vodafone lança amanhã um novo tarifário que inclui comunicações para redes fixas e móveis com uma mensalidade fixa. O Red também pode incluir televisão e tráfego suficiente para uma utilização regular da Internet no telemóvel.
Os debates que por estes dias decorrem em Barcelona mostram maior abertura de empresas de Internet e telecomunicações para procurar sinergias, defende Magnus Rehle, diretor da Greenwich Consulting, que falou ao TeK sobre os marcos desta edição da feira.
Portugal pode ter novos prestadores do serviço universal de telecomunicações nos próximos meses. Na reta final da corrida estão cinco empresas. Até final do ano será conhecida a decisão do regulador e atribuído o serviço ao novo prestador.
Os últimos números mostram que a Europa está a perder terreno na banda larga, mantendo-se longe das metas definidas na Agenda Digital. Hartwig Tauber, diretor-geral da FTTH, defende que os governos devem dar um novo impulso positivo.
Não é o único dos últimos anos e não será o último. A Comissão Europeia contínua a posicionar como prioritários os projetos de investigação na área das comunicações móveis. A nova aposta é o 5G.
Os cálculos foram feitos pelo sindicato dos operadores no Brasil, que estima em mais de 9,5 mil o número de licenças necessárias para instalação de novas antenas de quarta geração móvel.
Os três líderes das maiores operadoras de telefonia móvel na Europa manifestaram-se em uníssono contra o monopólio criado pela Apple e Google baseado nos ecossistemas de aplicações. A solução passa pela liberalização do mercado concorrencial.
A TMN integra a lista de quase duas dezenas de operadores que apoiam o Firefox OS, mas a operadora não se compromete e diz que ainda não decidiu se lançará ou não equipamentos com o sistema operativo.
Portugal destaca-se num estudo europeu que avalia a disponibilidade de ligações de banda larga na região e aparece como um dos países com 100% de cobertura destas tecnologias e um dos mais avançados na disseminação das redes de nova geração.
(Atual.) A Optimus divulgou hoje que a sua rede de quarta geração chega neste momento a 80% da população, cobrindo todas as capitais de distrito do continente. A operadora destaca ainda o impacto da aposta na frequência dos 1.800 MHz.
A empresa do Grupo PT está no pelotão da frente num conjunto de duas dezenas de empresas que já conseguiram a certificação na tecnologia que garante maior capacidade evolutiva nas redes de comunicações a nível de serviços e velocidade.
A fibra continua a crescer na Europa. Excluindo a Rússia, o número de subscritores destes serviços avançou 15%. Portugal continua no grupo da frente, entre os 10 países com uma penetração acima dos 10%.
A plataforma integra um processador, um GPU e um modem LTE e a fabricante garante que é a mais rápida e eficiente do mundo para dispositivos móveis. Terá destaque na presença da ST-Ericsson em Barcelona na próxima semana.
A Ofcom só conseguiu 2,34 mil milhões de libras no leilão da quarta geração móvel no Reino Unido, bastante abaixo da previsão de 3,5 mil milhões. 5 empresas vão oferecer os serviços 4G no país.
Cerca de 200 mil idosos que reúnem um conjunto de condições definidas pela Anacom vão receber nos próximos dias uma carta que possibilita a requisição de apoio na migração para a televisão digital terrestre.
Apesar da conjuntura económica, as empresas reconhecem as vantagens que as políticas de Bring Your Own Device trazem à produtividade. A Cisco acredita que esta será uma tendência em crescimento este ano, nas organizações privadas e públicas.
Apesar do volume de queixas nesta área, um novo Decreto-lei facilita o registo de empresas de Audiotexto e de SMS de valor acrescentado, mas impede o regresso à atividade de quem teve registo suspenso ou revogado.
O negócio foi fechado em 2002, no Governo de Durão Barroso, mas um grupo de deputados do PSD levantou algumas dúvidas e quer ver uma cópia do contrato de compra e venda da rede da PT e também de concessão do serviço universal.
Os temores do fim do mundo teriam mais razões de existir agora do que dezembro do ano passado. Talvez pela confiança na ciência, ninguém tem medo do corpo celeste que vai "rasar" a Terra e pode destruir alguns satélites.