O ano que agora começa promete ficar marcado pelo lançamento de vários projetos de realidade virtual, mas será uma sorte se o seu computador o permitir tirar partido desta inovação. Só 1% dos PCs estão prontos para a realidade virtual.
Um especialista em segurança informática da Google ‘desancou’ a AVG depois de ter descoberto que uma extensão instalada pela empresa deixava os utilizadores expostos ao roubo de dados pessoais.
O Flash Player da Adobe é uma das tecnologias que tem fama de ser bastante vulnerável. E em 2015 pode dizer-se que foi muito vulnerável já que apresentou uma média de seis bugs por semana, alguns dos quais eram falhas graves de segurança.
A tecnológica sul-coreana anunciou que todo o seu alinhamento de televisores inteligentes de 2016 vai estar preparado para a Internet das Coisas, sendo que os modelos topo de gama já terão módulos de controlo próprios.
Pelo palco da próxima CES vai novamente passar muita tecnologia automóvel. Entre as propostas está o sistema Air Touch da BMW, que promete elevar o “controlo por gestos” até às três dimensões.
A empresa japonesa anunciou hoje que a partir de 1 de fevereiro vai separar o negócio dos computadores pessoais e telemóveis da área de serviços, criando duas novas subsidiárias.
Até ao verão do ano passado, o instalador Java atualizava o software, mas não eliminava as versões anteriores, deixando muitos PCs vulneráveis a ataques. A FCT descobriu que a Oracle sabia disso desde 2011 e decidiu “castigá-la”.
O fundador da Oculus VR partilhou com os entusiastas da realidade virtual mais uma informação sobre o lançamento da versão comercial dos seus óculos. Está mesmo prometido que as pré-reservas começam em breve.
Peter Sunde desenvolveu uma máquina que faz cem cópias por segundo de uma música. Essa máquina vai depois fazendo uma contagem do total de cópias já realizadas, apresentando também um cálculo do valor que alegadamente a editora teria perdido com as tais cópias. O objetivo? Mostrar que uma cópia digi
Faltam cerca de duas semanas para a Consumer Electronic Show, mas caso venha a ser confirmado, este pode ser um dos grandes anúncios da feira. E a Ford não será a única fabricante de automóveis interessada no sistema de condução autónoma da Google.
Está online uma campanha de financiamento coletivo à procura de apoios para um projeto de investigação que quer perceber como podem as crianças em idade pré-escolar aprender a programar, tirando partido da tecnologia e da interação com robots e que benefícios daí podem advir.
Quando falamos de tecnologia para empresas, os relatos de sucesso são ainda mais relevantes. Aproveitar a experiência dos pioneiros tem sempre um risco menor, encurta o tempo de implementação e poupa nos custos das “experiências” mal sucedidas.
As palavras empresa e tecnologia estão ligadas e em qualquer sector de atividade fazem sentido. Quanto mais a tecnologia avança, mais as empresas sentem necessidade de acompanhar a evolução para se manterem competitivas.
O estado da Califórnia, nos EUA, tem sido pioneiro na criação de regras e condições para os testes de carros com sistemas de condução autónoma. Mas agora as autoridades querem regras mais ‘apertadas’ e que podem condicionar projetos como o que a Google tem desenvolvido.
Apresentado como “o maior olho virado para o céu do mundo”, capaz de produzir imagens 16 vezes melhores do que as do popular Hubble, o European Extremeley Large Telescope começa a ser construído em janeiro e vai ter a participação não de uma, mas de duas empresas portuguesas.
Duas equipas do CERN encontraram indícios daquela que parece ser uma nova partícula elementar. Caso venha a ser confirmada, a descoberta pode ter grande impacto na área da física e na forma como percebemos o mundo e o Universo.
Dito assim pode ser confuso, mas tem a sua razão de ser: embora eles sejam apontados como gamers por excelência, a verdade é que as mulheres jogam tanto como os homens.
Mais de metade das hospitalizações que acontecem na terceira idade são provocadas por quedas. Mas a ciência também diz que há treinos específicos que ajudam a reduzir estes valores. O projeto FallSensing trabalha neste sentido, ligando pacientes e profissionais de saúde.
Os fundadores das empresas Tesla, PayPal, LinkedIn e YCombinator criaram uma nova organização que pretende assegurar o correto desenvolvimento dos sistemas de inteligência artificial. Isto é, querem garantir que os sistemas de IA trabalham para os humanos e não contra eles.
A legislação relativa aos drones nos Estados Unidos ganhou esta segunda-feira novas regras, com o anúncio por parte da Federal Aviation Administration da obrigatoriedade de registo para este tipo de dispositivos voadores não tripulados.
Com uma população cada vez mais envelhecida, o Japão vai tendo mais robots a ocuparem postos de trabalho. Estima-se que no espaço de 15 a 20 anos, as máquinas possam substituir o homem em muito perto de metade dos empregos disponíveis.