Os jovens portugueses não sentem que a escola os preparou convenientemente para a entrada no mercado de trabalho. A exceção são os cursos profissionais e de especialização tecnológica.
Bill Gates fê-lo outra vez: de acordo com o ranking da Forbes publicado esta segunda-feira, o fundador da Microsoft continua a ser o mais rico dos Estados Unidos, numa tabela com muitos nomes da tecnologia.
A Comissão Europeia poderá apresentar esta semana um novo processo contra a Apple, acusando a empresa de receber durante anos ajudas de Estado na Irlanda que reduziram a quase nada os impostos pagos.
A Lenovo repetiu a receita e voltou às compras com a IBM para dar um salto de gigante no mercado hardware. A compra do negócio de servidores da Big Blue já garantiu todas as autorizações necessárias e concretiza-se nos próximos dias.
Se não vai a bem – através do lançamento de chips mais potentes e com um menor consumo energético -, vai a mal – através da injeção de dinheiro em empresas estratégicas. Esta é posição da Intel para o segmento dos dispositivos móveis.
Portugal está entre os quatro piores países a nível mundial em termos de desajuste entre a oferta e procura de competências. Tem também um dos maiores níveis de pressão salarial em sectores altamente qualificados como o das TIC.
As promessas de emprego garantido continuam a não ser suficientes para ajudar a preencher o total de vagas disponíveis nos cursos ligados às TIC, principalmente na região norte e no interior do país e entre os politécnicos.
Desde que lançou a última geração da sua PlayStation 4 em Portugal, a Sony vendeu em Portugal 45 mil unidades da consola. A procura ainda não regressou aos níveis pré-crise, mas Portugal continua a ser um mercado especial para a fabricante.
Depois do interesse mostrado pelas "colegas" Samsung e Lenovo, é agora a vez da Huawei investir na prometedora Internet das Coisas, com a compra da startup Neul.
A Vortal divulgou resultados. A empresa portuguesa de plataformas de compras eletrónicas terminou os primeiros seis meses do ano com vendas 5 milhões de euros, num crescimento de 11% face a igual período do ano passado.
A Apple já negou os rumores que têm circulado com insistência e que dão conta dos planos da empresa para acabar com o serviço Beats Music, um dos principais ativos da empresa comparada pelo grupo recentemente.
Se dúvidas havia, elas foram logo desfeitas. A entrada em bolsa da Alibaba foi um sucesso, sendo que algumas entidades concordaram em abrir mão de algumas das suas ações para responderem ao grande interesse dos investidores.
A empresa alemã acaba de anunciar a sua maior aquisição de sempre, a compra da Concur Technologies, onde investiu 8,3 mil milhões de dólares para reforçar o seu portfólio na nuvem.
A chinesa Alibaba estreia-se hoje em bolsa. As ações acabaram por assumir o valor máximo previsto, o que faz da empresa uma das tecnológicas mais valiosas do mundo, a protagonizar o maior IPO de sempre nos EUA.
João Mello Franco vem ocupar o cargo deixado por Henrique Granadeiro, que se demitiu em agosto. O fim da comissão executiva na PT está relacionado com a nova configuração da empresa.
Já tinha sido anunciado e a inauguração concretiza-se esta quinta-feira. O novo call center da PT vai dar emprego a 150 pessoas já na fase de arranque.
A fundação que esteve responsável pela gestão do projeto e-escola recebeu ordem de extinção do Governo em 2011. No final de 2013 o processo de encerramento estava em fase acelerada. Mas este ano ainda foram feitos três contratos.
A Microsoft deverá dar sequência esta quinta-feira ao plano que prevê a saída de 18 mil funcionários da empresa. Portugal não será afetado pela medida.
O tema não é novo. Grandes multinacionais, sobretudo as tecnológicas, são acusadas de tirarem partido de buracos legais para evitar o pagamento de milhares de milhões de euros em impostos. Agora a OCDE aponta o melhor caminho a seguir.