Sentimentos mistos nos resultados da Nokia. O último trimestre de 2012 foi lucrativo mas as perdas foram de dois mil milhões de euros durante todo o ano. Os resultados superaram as estimativas dos analistas mas a empresa segue a perder na bolsa.
Os 47,8 milhões de iPhones e 22,9 milhões de iPads vendidos e os lucros de 13,1 milhões de dólares não animaram os analistas que esperavam melhores resultados da Apple. Depois da apresentação dos números as ações caíram 10%.
A gigante norte-americana continua a aumentar as receitas e os lucros, mas o negócio da pesquisa e da publicidade online a partir de desktops está a perder terreno há cinco trimestres consecutivos.
A divisão portuguesa da Microsoft conseguiu apoiar 400 empresas e submeter 120 projetos para a candidatura a fundos comunitários. Destes, 108 obtiveram aprovação. Para 2013 o objetivo passa por ajudar o dobro das PMEs.
Quase tão surpreendente como o anúncio de a Dell querer sair da bolsa é a informação de que a Microsoft está interessada em suportar parte da operação financeira. Este seria mais um investimento de "baixo risco" para a empresa que gere o Windows.
A consultora especializada em TI abriu um novo escritório na Bélgica, alargando a sua presença a seis países. O objetivo é faturar 3 milhões de euros já em 2013.
Algumas são repetentes, mas há também estreias entre as empresas portuguesas que se preparam para marcar presença numa das maiores feiras mundiais de Tecnologias da Informação e Comunicação.
A empresa pretende separar as duas operações para garantir a continuidade da marca como produtora de jogos para dispositivos móveis nos Estados Unidos, angariando novos financiadores.
Apesar da perda de rendimento média na ordem dos 10%, a Engenharia, Sistemas de Informação, Economia e Gestão estão entre as áreas mais bem remuneradas nos recém-licenciados, mostra um estudo do Hay Group.
Pela primeira vez a joint-venture entre a Nokia e a Siemens para o mercado das telecomunicações vai abrir o seu capital aos mercados. A ideia é preparar a entrada em bolsa para ajudar a inverter a perda de quota de mercado na Europa, apostando no 4G.
As TIC são um dos principais focos da nova Agenda Digital que hoje foi apresentada publicamente. A meta é aumentar as exportações em 20% até 2016, mas o Governo está também a trabalhar para trazer mais investimentos de nearshore para Portugal.
A escolha do CIO do grupo Sonae foi feita pela comunidade e pelos participantes em Portugal numa rede que se afirma a maior da Europa na área das TI, reunindo mais de 3.500 membros. À eleição local segue-se uma votação europeia.
Já estavam anunciadas mas faltava concretizar. A Nokia vai iniciar negociação com os sindicatos para levar a cabo mais 3.900 despedimentos e transferir outros 850 trabalhadores para empresas parceiras.
A Nintendo vai integrar as duas divisões de consolas que detém para poder desenvolver novos equipamentos que respondam à concorrência crescente de projetos menores. A tecnológica japonesa vai ainda investir num novo centro de desenvolvimento.
A AMD pode ter sido vítima de uma traição coletiva de grandes proporções que custou à empresa cem mil documentos confidenciais. A fabricantes de chips acredita que quatro antigos empregados roubaram informações antes de ingressarem na Nvidia.
No centro da ação judicial está a queixa que também suporta o processo português, da autoria da DECO. A Apple informa mal os consumidores europeus de que têm acesso a dois anos de garantia sobre os produtos que vende, sem qualquer custo.
Depois de um ano marcado pelas entradas de empresas tecnológicas na bolsa de valores - muitas delas em falso -, surge a informação de que a Dell quer sair dos mercados e procurar mais investimento. A medida pode ser anunciada já próximo mês.
A Google está decidida em transformar o telemóvel numa carteira digital e além da aplicação Wallet, vai disponibilizar um serviço, o Zavers, que torna o smartphone num livro de cupões. A vantagem reside no facto de os descontos serem direcionados.
Os números do Eurostat mostram que Portugal está entre os seis países da União Europeia que mais apostam em inovação, ficando acima da média europeia. Mas as empresas falham na cooperação com outras companhias, universidades e institutos de investigação.
A PT vai vender a participação de 28% que mantém na Companhia de Telecomunicações de Macau. O negócio vai render à empresa liderada por Zeinal Bava mais de 300 milhões de euros e também envolve uma parceria estratégica no mercado asiático.
A Xbox 360 continua a liderar a tabela das consolas mais vendidas, mês após mês, pelo menos nos EUA. Já lá vão dois anos em que mensalmente bate a concorrência, mesmo a recém-lançada Nintendo Wii U e a compacta 3DS.
A IBM voltou em 2012 a ser empresa com maior número de patentes registadas nos Estados Unidos. A Big Blue garante a liderança desta tabela há duas décadas, com invenções em diversas áreas.
A CoVii mostrou ontem na CES a sua nova tecnologia, que permite transformar qualquer ecrã num ecrã de toque. A empresa está em Las Vegas a convite da PrimeSense, que desenvolveu a tecnologia de sensores 3D para o Kinect, de quem é parceira.
No último trimestre fiscal de 2012 a Nokia "sorriu". Apesar das receitas ainda serem mais baixas que em anos anteriores, a área mobile da empresa e em específica a venda da linha Lumia e Asha catapultaram a marca finlandesa para um bom trimestre.