Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
O presidente dos Estados Unidos ordenou ao governo a elaboração de um conjunto de princípios para a realização de ciber-ataques contra redes informáticas inimigas. Apesar desta directiva ter sido assinada em Julho, só agora foi publicamente revelada.
Reafirmando o apoio à plataforma Unix, a Sun introduziu uma edição do Solaris 9 para servidores de gama baixa equipados com processadores Intel. A utilização não-comercial está disponível gratuitamente, ao passo que o preço comercial começa nos 99 dólares
Em entrevista recente, Pascal Cagni, responsável pela região EMEA na Apple, revelou que a fabricante vai "exportar" o seu conceito Apple Store para o Velho Continente. As primeiras lojas europeias da empresa de Steve Jobs deverão inaugurar ainda este ano.
Mediante uma parceria recentemente estabelecida, a Royal Philips Electronics e a NEC Corporation preparam-se para desenvolver conjuntamente aplicações na área da telefonia IP. Os primeiros produtos resultantes do acordo serão conhecidos em Março próximo.
Apesar do número de modems vendidos ter aumentado, as receitas mundiais do mercado de banda larga sofreram uma queda de 11 por cento em 2002 devido ao colapso dos preços, de acordo com um estudo recente da Strategy Analytics.
A nova gama de servidores topo de gama AlphaServer da HP, encabeçada pelo GS1280 incorpora um sistema de multiprocessamento simétrico e utiliza uma arquitectura de rede sem switch que permite a ligação directa dos processadores entre si.
Confirmando o que já desde há muito se suspeitava, a Vodafone anunciou ontem que pretende vender o negócio de telefonia fixa no Japão, uma subsidiária da Japan Telecom. O grupo britânico deseja, contudo, manter a subsidiária J-Phone para o mercado móvel.
Portugal está bem classificado em relação à média de avaliação dos países europeus nos serviços de eGovernment, indica o estudo hoje apresentado pela Cap Gemini Ernst & Young, que relata também uma evolução positiva na área de serviços ao cidadão.
Seguindo o exemplo tomado há cinco anos atrás pela Apple, a Dell anunciou que vai deixar de incluir drives de disquetes nos seus computadores pessoais já a partir do próximo mês, disponibilizando-as apenas como opção.
A líder do mercado mundial de telemóveis deu ontem a conhecer a sua mais recente aposta: a Nokia N-Gage, uma consola de jogos portátil, ao mesmo tempo leitor MP3, rádio FM e telemóvel GPRS tri-band, que estará nas lojas no último trimestre de 2003.
Em resposta ao crescente interesse pela adopção do sistema operativo open source nos PCs, várias organizações anunciaram a criação do Consórcio Desktop Linux, que irá promover e alertar para o papel emergente do Linux nos computadores domésticos.
Vinte anos passados sobre o lançamento, o sistema Minitel continua a ser utilizado nos lares e empresas francesas. Com mais de 13 milhões de utilizadores e cerca de nove milhões de terminais, em 2002 o Minitel deu origem a perto de um milhão de chamadas.
A Alcatel Portugal anunciou hoje que a YDreams é a sua mais recente parceira no 3G Reality Centre, uma infra-estrutura para o desenvolvimento e teste de aplicações móveis e serviços de dados multimédia inovadores para GPRS e UMTS.
A fabricante de vídeo jogos Nintendo mostrou ontem ter objectivos ambiciosos para as suas novas máquinas GameBoy Advance SP, pretendendo que as vendas aumentem em um terço no ano fiscal que tem início a 1 de Abril próximo.
Acaba de ser lançado um projecto de computação em grelha que visa analisar milhões de componentes químicos na procura de medicamentos para combater a ameaça bioterrorista do vírus da varíola, tirando partido do tempo livre dos PCs de utilizadores comuns.
Durante o primeiro evento Optimus I-nnovators, a Beactive dá a conhecer o Dark Siege, um jogo de confronto para telemóveis com capacidades multi-utilizador e de localização que se pode desenrolar via SMS e ou WAP, consoante a escolha.
Destinado a recolher informação com origem em várias fontes, o DB2 Information
Integrator da IBM é um software servidor para bases de dados baseado
no projecto de investigação Xperanto, de forma a simplificar a criação de
aplicações.
O tribunal de apelo de Richmond decidiu protelar temporariamente a ordem do juiz de instância inferior Frederik Motz que obrigava a Microsoft a incluir a linguagem de programação Java da Sun no seu sistema operativo Windows.
Os próximos anos serão marcados por um declínio a passo lento do mercado
europeu de telecomunicações fixas de voz, a passo com uma redução do número
de fornecedores de serviço e da reestruturação das operadoras incumbentes.
Os novos modelos iMac anunciados hoje pela Apple são sobretudo edições mais
rápidas, passando o topo de gama a funcionar a 1 GHz, embora acrescentem
suporte Bluetooth e AirPort Extreme, sem incluir as placas.
Além de perigoso, o Slammer é muito rápido. A CAIDA indica que a taxa de infecção do "vírus-surpresa" de há cerca de uma semana atrás duplicava a cada oito segundo e meio, tendo atingido o seu pico máximo decorridos três minutos após o seu lançamento.
O número de ciber-ataques desceu pela primeira vez na segunda metade de 2002,
registando uma quebra de seis por cento, revela um estudo da Symantec. Mas,
durante o mesmo período, o número de vulnerabilidades aumentou significativamente.
Com o objectivo de reforçar as suas competências na área de software de redes para a indústria de telecomunicações, a Motorola anunciou a aquisição da NetPlane, uma subsidiária da Conexant Systems. O valor da transacção não foi revelado.
Começou ontem a fase de candidaturas para a sexta edição do Concurso de Software Microsoft, uma iniciativa da empresa em Portugal com a qual se pretende promover o desenvolvimento de novos produtos de software em diferentes áreas.