O TeK desafiou a recém criada Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI) para dar a sua opinião sobre a nova estratégia do Governo para esta área. A iniciativa é considerada necessária mas levanta algumas dúvidas.
Perguntámos aos leitores do TeK se estão prontos para mudar para o 4G. Apenas 15% responderam claramente que sim e a maioria das respostas apontam os preços ainda muito elevados.
Os tempos mudaram e o paradigma hoje impõe a aposta no reforço de Clusters com Empresas Locais e a aposta na Inovação e Desenvolvimento. O investimento é a chave central para o crecimento, mas tem de ser um novo investimento, defende Jaime Quesado.
Miguel Zegre, diretor de Business Development da Saphety, aborda neste artigo de opinião as vantagens de um projeto de Software como serviço, mas admite que nem tudo são rosas.
A HP tem vindo a apostar numa série de tecnologias que tornam a impressão mais sustentável, no consumo de energia, redução de papel e tratamento de resíduos. José Correia, diretor da área de IPG da HP Portugal explica o modelo.
A Outsystems anunciou recentemente um contrato com o departamento de defesa norte-americano. Mike Jones, vice-presidente da empresa, explicou ao TeK o impacto positivo do negócio e as prioridades da empresa portuguesa em termos de mercados internacionais.
A AGEFE acredita que o projecto de Lei do PS sobre a cópia privada vai contra a jurisprudência europeia e não traz justiça ao mercado, defendendo que a medida pode impor um aumento nos preço dos produtos eletrónicos entre os 20 e os 40%.
A maioria dos leitores do TeK acredita que haverá sempre alternativas à partilha de ficheiros, mesmo que o encerramento do Megaupload leve ao desaparecimento dos sites de alojamento.
Armindo Monteiro, presidente da ANETIE, tinha definido como objetivo estratégico o apoio às tecnológicas portuguesas na internacionalização. Na sequência de um estudo sobre o negócio feito lá fora explica ao TeK quais as maiores oportunidades.
A Xerox Portugal passou a oferecer serviços de comunicação e marketing aos clientes. O suporte às campanhas de comunicação dos clientes vem estender a oferta da divisão de serviços que representa mais de 60% do volume de negócios a nível local.
Jaime Quesado, especialista em inovação, salienta a necessidade de manter intacta a aposta na modernização administrativa e qualificação eletrónica, continuando a apostar num "Portugal em Rede".
Com 2011 finalizado, o TeK quis saber junto de Pedro Vaz Paulo como correu o resto do ano à Gatewit, depois do processo de rebranding, e perceber o que o CEO perspetiva para o negócio da empresa em 2012.
A transição para a televisão digital está em curso, e apesar das polémicas e dúvidas levantadas, a maioria dos portugueses garantem estar preparados para o apagão, pelo menos entre aqueles que participaram na votação do TeK.
António de Castro assume-se como um blogger Anti 118-XII e expõe neste artigo de opinião a sua visão sobre a proposta de Lei da Cópia Privada, apelando a uma mobilização massiva, mas democrática.
Em 2010 27% do negócio da Primavera foi realizado fora de Portugal. Em 2011 o peso terá aumentado, com a Angola a liderar, revela Jorge Marques em conversa com o TeK.
Linda Jackman, vice-presidente da Oracle Utilities, passou por Lisboa para um encontro com clientes e parceiros. O TeK falou com a responsável que partilhou a visão sobre as mudanças que o setor está a viver, a caminho das smartgrids.
Luis Vidigal questiona neste artigo de opinião as opções de implementação de sistemas ERP SAP na Admnistração Pública em Portugal e os efeitos futuros em termos de interoperabilidade e até de redução do défice.
Crentes na capacidade de adivinhação dos nossos leitores (independentemente desta ser mais ou menos fundamentada) lançámos uma votação em que pedimos apostas para a marca que poderá ter "em mãos" o "gadget do ano" de 2012.
João Lopes é o responsável pela operação portuguesa da Atos, empresa que entre e Portugal por via da aquisição da Siemens IT Solutions and Services. O responsável explicou ao TeK os planos para 2012.
Jaime Quesado, especialista em inovação, fala da importância dos Clusters de Inovação enquanto polos estratégicos para o desenvolvimento do país, numa altura de profunda crise internacional.
Perdeu há pouco tempo o logótipo que durante várias décadas foi a imagem de marca e que dava sentido ao slogan "Vá pelos seus dedos". A mudança acompanha toda uma estratégia de futuro da Páginas Amarelas que Paulo Neves, explicou ao Tek.
Nuno Matias, Country manager da Amen Portugal, partilha com os leitores do TeK a sua perspetiva sobre os riscos do Black Hat SEO, enquanto técnica de referenciamento para ajudar um site a dar nas vistas.
A escolha podia ser feita entre vários gadgets, nomeadamente smartphones, consolas, computadores, mas o tablet provou ser o dispositivo mais desejado na lista de prendas deste Natal, pelo menos para os leitores do TeK que participaram na votação.
Pescar com dinamite é como falar para o vazio e esperar resposta, afirma António de Castro num novo artigo de opinião onde aborda os desafios do marketing digital e as formas de maximizar a comunicação.