Jorge Reto é o director regional da EMC para a região europeia que inclui Portugal, com o pelouro do grupo de Resource Management Software. Falou com o Tek e explica a estratégia e os objectivos do grupo que dirige, nomeadamente ao nível de Portugal.
Numa altura em que as empresas de telecomunicações enfrentam enormes desafios, Hervé Silva e Sérgio Orfão, partner e sénior da GMS, partilham com os leitores do TeK a sua visão sobre os benefícios das metodologias NGOSS.
O TeK contactou quatro especialistas e representantes de associações ligados às TIC para perceber o impacto da Lei que amanhã vai ser discutida no Parlamento. Acompanhe aqui as diferentes visões.
Apesar de tardia, a adopção desta lei é bem vinda pela Assoft que tem esperança de que possa corresponder a um reforço dos meios humanos e de equipamentos da Polícia Judiciária para investigação destes crimes.
A maior celeridade que as autoridades ganham no combate ao cibercrime e a cooperação internacional são destaques de Manuel Lopes Rocha face à Lei do Cibercrime.
A visão da Ansol sobre esta lei é bastante negativa, afirmando Rui Seabra que é colocada em causa a segurança nacional e o direito de escrever software ou investigar na área da segurança informática.
Do ponto de vista da defesa da Propriedade Intelectual, a nova lei traz também mais ferramentas para o combate a crimes de violação de direitos de autor, defende Miguel Carretas, representante da Audiogest na Passmúsica.
Advogando uma mudança de mentalidade para passar da inovação clássica para a inovação aberta, Águeda Silva da Clarke & Modet explica a urgência das PMEs adoptarem este modelo, inserindo-se em redes de inovação globais.
Apesar de já ter celebrado os 50 anos de vida, o COBOL comtinua a ser usado por milhares de empresas, uma realidade realçada por Ricardo Montes neste artigo de opinião.
A directora da unidade de negócio Home e Kanguru da Optimus explicou ao TeK o que podem esperar os clientes da nova oferta da empresa na banda larga móvel, anunciada quase em simultâneo pelos três operadores.
Os projectos em mostra nas 4as Jornadas de Inovação, os projectos portugueses e o encerramento da presidência portuguesa do Eureka centraram um conjunto de questões do TeK ao Ministro Mariano Gago.
O CRM já não é apenas simples retórica. Nas telecomunicações tornou-se uma ferramenta valiosa para chegar mais perto do cliente e da melhor forma, reflexões feitas por Anabela Almeida, da GMS, na opinião que partilha com os leitores do TeK.
A nova country manager da SAP para Portugal fala sobre a influência da actual conjuntura económica no relacionamento com os clientes e nos desafios que o mercado nacional comporta.
Francisco Lopes da Fonseca, Administrador Executivo da Mind Source, defende a importância desta ferramenta em cenários de redução de custos onde não se quer perder a qualidade da gestão de projectos.
João Paulo Carvalho, senior partner da Quidgest, faz ao TeK um balanço da actividade que a empresa fornecedora de soluções de software empresarial desenvolve no mercado português há mais de 20 anos.
Manter a fiabilidade aplicacional respeitando os "tempos" do negócio é muitas vez um equilíbrio difícil de conseguir. José Rodrigues, da área de tecnologia da everis reflecte sobre o tema.
A necessidade de integrar num sistema de CRM todos os contactos com os clientes, e não apenas os dados comuns, assim como a evolução para plataformas online, são o tema abordado por Carlos Nogueira, da Quidgest.
O potencial da tecnologia contactless para pagamentos de pequenos montantes em Portugal é explorado por Rui Nogueira, da GFI, que explica um piloto que está a decorrer.
João Mendes, consultor da Altran, reflecte sobre o futuro das aplicações móveis na convivência com as aplicações Web, e sobre as oportunidades criadas pelo desenvolvimento das tecnologias.
No lançamento oficial dos novos Timeline em Portugal, o responsável da Acer comentou os dados preliminares da Gartner sobre as vendas da fabricante no primeiro trimestre e antecipou previsões para o resto do ano.
Em terceiro lugar no top de vendas de PCs da Gartner, a Inforlandia assume uma posição invejável no mercado português. O TeK falou com João Roseiro, director comercial da empresa sobre a estratégia da empresa.
Responsável pela área de estratégia de EPM na Oracle, Thomas Oestreich tem uma visão muito precisa sobre a forma como as empresas devem preparar os seus sistemas de informação para conseguirem ultrapassar a actual crise.
A utilização das redes sociais ao serviço do marketing viral é defendida por Duarte Stock, Partner da Trillium Interactive, que acredita em estratégias integradas.