Rui Moita, manager da everis, partilha com os leitores do TeK num artigo de opinião a sua visão relativamente à forma como as empresas encaram o IT Governance e de que forma essa percepção se tem vindo a alterar.
Elemento de distracção ou de produtividade? As aplicações de Instant Messaging no trabalho são ainda encaradas de forma dúbia e as respostas dos leitores à votação do TeK mostram que continua a não existir consenso.
Chris Masters é o director de uma nova agência que nasce hoje, da fusão entre uma empresa de comunicação e um negócio de webdesign e Internet marketing. Ouvimos a sua opinião sobre a importância crescente da Web nas estratégias das empresas.
O TeK aproveitou a conferência de imprensa que marcou oficialmente a disponibilização do Flip 7 e falou com o administrador da Priberam sobre o novo produto.
O Tek falou com João Lourenço, marketing & relationship manager da GFI Portugal sobre a estratégia da empresa para o curto prazo, numa altura de clima económico pouco favorável ao investimento.
Numa altura em que é cada vez mais importante certificar os conhecimentos e enriquecer o curriculo, Paula Colaço Gomes defende as vantagens da certificação através da Carta Europeia de Condução em informática.
Portugal é um dos países onde a utilização de banda larga móvel mais cresceu no último ano, estando no top dos países com mais utilizadores per capita, mas os leitores do TeK não estão satisfeitos com a qualidade dos serviços.
As consolas "fixas" e portáteis e os telemóveis ficam para segundo plano nas preferências dos leitores do TeK quanto a plataformas de jogos. O PC é o grande vencedor.
Quase quatro dezenas de entidades europeias integram um consórcio que procura ver o futuro da Internet para lá da fibra óptica. A iniciativa, explicada pelo coordenador da participação portuguesa, Luís Correia, envolve 23 milhões de euros.
Bruno Figueiredo, presidente da Associação de Profissionais de Usabilidade, defende que panorama português a preocupação com as necessidades dos utilizadores não é generalizada mas nota uma evolução positiva.
O consultor de segurança para a Europa Ocidental da IDC justificou ao TeK as previsões que dão conta que o impacto da recessão no sector das TI será menor em Portugal face aos congéneres europeus.
A integração ou não do Internet Explorer no sistema operativo Windows dividiu as opiniões dos leitores do TeK, o que antecipa também dificuldades de decisão para a Comissão Europeia.
José Trindade é o presidente da Conhecer Mais TI, empresa que no último Techdays lançou uma academia de formação e certificação em Microsoft Dynamics Nav.
O responsável da HP deu a conhecer ao TeK a visão da fabricante sobre os centros de dados de próxima geração, tendo em conta os resultados de um estudo promovido recentemente e a própria experiência interna da empresa.
A grande maioria dos leitores do TeK gostava de sintonizar as emissões de Televisão Digital Terrestre desde o primeiro momento, não perdendo a estreia marcada para Abril.
Mitchel Resnick veio a Portugal para a apresentação do Scratch em português. A ferramenta de programação destinada a crianças faz parte da oferta do SAPO Kids e o TeK quis ficar a conhecer mais desta iniciativa.
O TeK falou com a directora-geral da Hi-Media, que adicionou recentemente um novo serviço à plataforma CompraFácil, permitindo o pagamento de compras online em dinheiro na rede PayShop.
As opções da Portugal Telecom em termos de set top boxes para a Televisão Digital Terrestre, cujas emissões têm início ainda este ano, motivaram uma pergunta do TeK a Zeinal Bava, presidente executivo da PT.
As políticas públicas desenvolvidas nos últimos 10 anos para a área da Sociedade da Informação são revistas por Francisco Jaime Quesado, gestor do POSC, que faz o balanço dos investimentos e dos resultados obtidos.
Depois de identificados os melhores e os piores momentos do ano de 2008 as associações do sector fazem a sua lista de desejos para o Ano Novo que agora se inicia.
Com o mercado de open source em desenvolvimento, Gustavo Homem, presidente da ESOP, dirige os seus desejos a áreas cuja responsabilidade está nas mãos dos reguladores do mercado.