Os livros eletrónicos estão a ganhar terreno aos livros em papel. Há mais gente a ler ebooks e a ter consciência desta alternativa o papel, que no último ano perdeu adeptos.
Que os tablets e smartphones estavam na lista de preferências para prendas de Natal, já se desconfiava. Mas o número de ativações de dispositivos móveis, 17,4 milhões, foi duas vezes superior ao registado no Natal de 2011.
Para a Microsoft 2012 foi um ano de grandes mudanças. No Windows Phone a recriação do sistema operativo móvel e os smartphones parecem ter animado utilizadores e programadores. Foram 75 mil novas apps e mais de 300 mil atualizações.
A aplicação própria de fotografias e filtros que o Facebook disponibiliza para iOS tem uma falha de segurança nas versões inferiores à 1.1.2. A abertura do certificado SSL permite que hackers acedam aos dados do utilizador através de redes Wi-Fi.
A Google cumpriu a tradição de Natal e deu um presente a cada empregado. Mas desta vez a oferta ainda estava por definir e a escolha foi feita por cada trabalhador entre um Chromebook, um Nexus 7 ou um Motorola Razr M.
A HTC deverá lançar no próximo ano dois novos tablets. A empresa prepara-se para competir com o iPad Mini e com o Nexus 7 nas sete polegadas mas avança com outro modelo de 12 polegadas, com Windows.
A Google parece estar finalmente a usar a compra da Motorola para produzir o primeiro smartphone próprio. Equipado com um fator diferencial que ainda ninguém sabe qual é, o “X Phone” quer agarrar o mercado dos telemóveis topo de gama.
O envio de produtos eletrónicos para reciclagem em países em vias de desenvolvimento tem sido criticado por várias organizações ambientais face aos riscos de exposição existentes. Uma nova investigação reforça os perigos para a saúde pública.
A PT atualizou a aplicação de mapas TMN Drive com um novo serviço de trânsito em tempo real. A novidade está disponível durante 30 dias de forma gratuita e pode ser uma mais-valia nas viagens realizadas durante a época festiva.
A empresa portuguesa Lunacloud superou a concorrência direta em testes de performance dos servidores cloud. O resultado foi divulgado por um estudo independente de uma analista norte-americana e vem fortalecer a visibilidade da tecnológica nacional.
O Youtube vive muito da visualização de vídeos, mas também dos utilizadores que partilham momentos inofensivos e que se tornam virais. A pensar nas duas faces da moeda, a divisão da Google lançou uma app de gravação e partilha de vídeos para iOS.
O XPS 12 marca uma das principais apostas da Dell no formato de ultrabook/tablet. O equipamento chega às lojas portuguesas em janeiro, tal como os novos modelos da linha Inspiron e XPS e os portáteis para gammers Alienware.
A informação não é confirmada mas surge com cada vez mais insistência na imprensa asiática. A Amazon estará a preparar um smartphone para juntar à linha Kindle e pretende lança-lo no próximo ano.
Que a chegada do Google Maps ao iOS 6 seria um sucesso, poucos duvidavam. Em poucas horas a aplicação era o software gratuito mais descarregado do iTunes. Sabe-se agora que em 48 horas o serviço de geolocalização foi descarregado 10 milhões de vezes.
Os principais dispositivos móveis da Samsung podem conter uma grave falha de segurança que permite o acesso a dados do utilizador através de apps maliciosas. O "defeito" parece ser dos chips Exynos 4 e que equipam dispositivos como o Galaxy S III.
Em 2020 existirão 40 zettabytes de informação digital. O número será muito superior ao previsto para o final deste ano e resultará de uma duplicação a cada dois anos do volume de dados digitais, diz um estudo.
A Nokia já terá começado a entregar a atualização que dá aos seus Lumia com versões antigas do Windows Phone algumas das funcionalidades do novo sistema. O Nokia Lumia 800 é o primeiro a ser atualizado mas há mais modelos na calha.
A Apple divulgou a lista de aplicações que mais sucesso tiveram durante o ano de 2012. As apps de redes sociais e de jogos dominam as tabelas, mas o destaque vai para a Rovio e os jogos Angry Birds que "dominaram" os tops do iTunes.
A McAfee acredita que a ameaça de um ciberataque massivo à banca americana na próxima primavera pode ser credível. A empresa de segurança identificou rasto de ações que indiciam preparativos da ação.
O serviço tinha sido pioneiro no conceito de cloud, mas não funcionou. Por isso a Microsoft decidiu fechar o Live Mesh a partir de fevereiro. A substituição faz-se, naturalmente, através do SkyDrive.
Declarações fortes do gestor das Google Apps. Clay Bavor revelou a uma revista britânica que a empresa de Mountain View não tenciona desenvolver aplicações para Windows e Windows Phone 8 pelo baixo número de utilizadores que as plataformas têm.
A aplicação de mapas da Google voltou a ficar disponível na loja de aplicações móveis da Apple. Depois de algumas semanas de ausência por causa do lançamento do iOS6 e de uma "birra" da Google, o Maps está de volta e com navegação ponto-a-ponto.
A Samsung apresenta a Galaxy Camera como uma nova categoria de dispositivo. A conetividade 3G é o elemento diferenciador do dispositivo que também assegura suporta à versão 4.1 do Android e para Wi-Fi.