A questão sobre se as empresas e os agentes económicos em Portugal estão preparados para uma inovação mais aberta, tecnologicamente e culturalmente, é colocada por António Bob Santos, que defende as vantagens deste modelo.
As previsões em tempo real têm sido um instrumento explorado apenas pelas grandes empresas. Mas as condições para que este tipo de ferramentas chegue a outras franjas do mercado estão criadas, defende Gonçalo Caeiro.
Jaime Quesado considera que a dinamização dos Parques de Ciência é essencial e que os projectos desenvolvidos nestes centros são um importante teste à capacidade para encontrar novas soluções.
A iTGrow lançou esta semana uma iniciativa pioneira que junta a formação com estágios remunerados em empresas de TI. Catarina Fonseca explica ao TeK a estratégia do programa Acertar o Rumo.
Paulo Barreto assumiu este ano a liderança do negócio do Facebook em Portugal com o claro desígnio de fazer a ligação às agências de meios e aumentar as receitas. Numa curta entrevista o executivo explica a estratégia e as diferenças em relação à Google.
A conclusão é de um inquérito de opinião realizado junto dos leitores do TeK. Mais dois terços dos inquiridos não revelam interesse nos produtos que combinam Internet, televisão, voz fixa e móvel.
Cem Yener, especialista da Cisco para a área da saúde eletrónica passou por Lisboa e falou com o TeK sobre a utilização das tecnologias móveis na saúde, os desafios e as oportunidades para o sector.
O Governo aprovou há pouco mais de um mês uma estratégia de crescimento e fomento industrial. Jaime Quesado reflete sobre o tema e o papel da inovação no sucesso deste objetivo.
Porque não consegue fazer pesquisas nos seus documentos empresariais com a mesma facilidade com que faz uma pesquisa online no Google? A questão é colocada por Donald Farmer da QlikTech, que também sugere respostas.
Diogo Horta e Costa, co-fundador da Biodroid, falou com o TeK no dia em que a empresa revelou ter atingido os 5 milhões de downloads com três jogos para Android e iOS.
As redes não estão preparadas para o crescimento exponencial que o tráfego vai ter nos próximos anos, defende Pedro Sanguinho. SmallCells, MetroCells e o conceito HetNet podem ser a solução.
A forma como as organizações devem encarar as ameaças à segurança dos seus sistemas mudou, assim como também devem mudar a forma de proteção contra as mesmas, defende António Dias, da CESCE SI.
Com mais de mil milhões de utilizadores, o Facebook continua a ser a rede social mais popular do mundo, mas não seduz toda a gente. Há quem não use o serviço ou já tenha usado mais.
Está em fase de aprovação em Bruxelas o modelo do Banco de Fomento para a gestão do novo QREN, que Francisco Jaime Quesado acredita que pode ser um instrumento de desenvolvimento estruturante.
A experiência de Hugo de Sousa, Business Unit Manager na GFI Portugal, na Administração Pública dá mais crédito à defesa das vantagens de evolução para a cloud e à ideia de que o Estado precisa de um CIO.
Os países emergentes são um mercado a conquistar pelos fabricantes que apostem em telemóveis de baixo custo. Magnus Rehle defende que as marcas chinesas estão a ganhar esta corrida, mas que a Samsung e a Nokia não se podem dar ao luxo de perder pontos.
O head of innovation da Oni fala sobre as soluções de negócio da empresa na área da videovigilância, depois da demonstração desta semana da plataforma em funcionamento nas Caldas da Rainha.
A maioria dos leitores do TeK consideram que os sites de partilha de ficheiros têm um papel importante no acesso à cultura, defendem os participantes numa sondagem.
A Bee Engineering iniciou atividade em Portugal no primeiro trimestre deste ano, José Leal, responsável pela operação em Portugal, explicou ao TeK o posicionamento da empresa a nível local.
O Governo prepara-se para generalizar as teleconsultas. Os leitores do TeK estão divididos em relação à medida, com uma ligeira vantagem para o sim à utilização da tecnologia.
Gustavo Homem recupera a análise aos conteúdos digitais online para estender o escrutínio ao Video Clube Online Optimus Clix que tinha ficado de fora no primeiro artigo.