Controlos gestuais e vocais e projeção holográfica nos telemóveis são na opinião dos leitores as funcionalidades que não vão ganhar aceitação na área mobile nos próximos anos.
Apesar da consciência do impacto e dos benefícios que resulta do Big Data há ainda desafios a suprar para que as empresas possam atingir os seus objetivos de negócio, defende Miguel Veloso, Manager da Accenture Portugal.
Jaime Quesado defende que Portugal tem que saber agarrar esta nova oportunidade associada às opções europeias para as redes de inovação e competitividade.
Os "gostos" que as páginas das redes sociais acumulam não pertencem às empresas mas sim ao Facebook. Jordi Gascón, da CA Technologies Iberia, analisa as tendências e explica como fazer dinheiro com a web social, mantendo a proteção dos utilizadores.
Em cinquenta anos seremos todos cyborgs. A ideia é defendida pelo cientista que há mais de uma década teve a coragem de experimentar um implante ligado ao seu sistema nervoso e que agora procura quem queira doar um cérebro para a sua investigação.
O criador do Partido Pirata sueco, o primeiro do género na Europa, esteve em Portugal esta semana para participar na XX SINFO do IST. A visita é marcada por uma época onde liberais da Internet e forças jurídicas têm travado argumentos.
Jaquelina Esteves, Diretora do Departamento de Gestão de Negócios da MULTICERT, explica as vantagens da utilização de certificados digitais qualificados a nível da segurança mas também da eficácia e redução de custos.
Um test drive à aquisição de conteúdos na Internet mostra que é muito mais fácil o acesso a conteúdos "piratas" do que a serviços legais. Gustavo Homem questiona a lógica da indústria, põe em causa a legislação que está a ser preparada e aponta soluções.
A celebrar oito anos de existência o projeto Escola Virtual continua a crescer em utilizadores e funcionalidades. Rui Pacheco explica ao TeK a base deste sucesso e a forma como a Porto Editora quer apostar na sua evolução.
É um apanágio nos tablets da Microsoft - a divisão de opiniões. Na imprensa especializada ainda não há consenso se são bons ou maus. Não se sabe se as vendas são boas ou más. E os leitores do TeK acham que há e não há vantagens para a concorrência.
Numa altura em que a Lei da Cópia Privada volta ao debate público, António Bob Santos mostra a falta de lógica de um modelo pensado para o mundo analógico que não é compatível com um enquadramento digital.
O vídeo tem-se transformado numa forma de comunicação cada vez mais poderosa que as empresas devem saber potenciar, defende Miguel Ribeiro da Infosistema. O responsável olha para as tendências do mercado e aponta alguns conselhos.
Questionando decisões recentes na área da Sociedade da Informação, Jaime Quesado defende que Portugal não pode fugir ao desafio de se tornar verdadeiramente uma Sociedade em Rede e que o envolvimento público nos próximos anos é uma peça fundamental.
Numa votação muito disputada, com direito a "guerra" de votos entre fações rivais, os modelos de proteção de direito de autor no mundo digital voltaram a criar clivagens de opinião entre os leitores do TeK.
Não há uma receita milagrosa para reduzir o défice público, equilibrar a balança comercial, aumentar o PIB e criar emprego, mas Raul Oliveira defende que o Open Source pode ter efeitos positivos nos quatro eixos onde é preciso atuar.
Foi escolhido como o “campeão digital” português, mas confessa que não gosta da expressão eleita para os representantes dos países no Fórum europeu. António Murta explica em entrevista o seu papel de ligação da Agenda Digital portuguesa à Sociedade Civil.
Jaime Quesado defende que a aposta de Portugal em projetos estratégicos como os clusters de inovação e os pólos de competitividades são caminhos que não se podem adiar e nessa perspetiva analisa o investimento da Embraer em Portugal e a sua relevância.
A mudança das regras de faturação e a obrigatoriedade de comunicação dos elementos da fatura podem ser vistas como uma oportunidade, Miguel Zegre, Chief Marketing Officer da Saphety aponta 5 vantagens.
Os ataques para roubar dados e dinheiro aos utilizadores de serviços de Internet banking continuam na ordem dos dia. David Sopas, especialista em segurança, escreve sobre o tema, os pontos fracos dos utilizadores e as estratégias dos atacantes.
O conceito de compras coletivas fez nascer centenas de novos projetos ao longo dos últimos anos. Hoje é um mercado saturado mas onde continuam a existir muitas oportunidades, defende Dalber Cândido, gestor de marketing da Yunait.
A Reindustrialização de Portugal e da Europa está no centro da atualidade política e tem centrado os discursos de vários líderes políticos. Jaime Quesado reflete sobre o desafio e a importância da inovação.
O sistema operativo e as aplicações disponíveis são os fatores com maior peso na seleção de um tablet, apontaram os leitores do TeK que participaram na última votação que esteve disponível no site.
Joel Machado, diretor da Email Brokers Ibérica, partilha com os leitores do TeK um conjunto de recomendações úteis para quem está a planear a criação de uma loja online ou à procura de estratégia para tornar mais eficiente.
A cibersegurança é um tema da atualidade mas nem por isso estamos mais atentos aos riscos com que nos cruzamos no dia-a-dia, como mostram os dados apurados pelos especialistas. Bruno Costa, da Infosistema, analisa o tema.