Numa altura em que as redes sociais se afirmam como meio de promoção das marcas, muitas empresas continuam a sair-se mal no Facebook. Virgínia Coutinho, fundadora do Upload Lisboa e especialista em media sociais, explica porquê e dá dicas para melhorar.
O site de comércio eletrónico MercadoLivre, um dos maiores da América Latina chegou a Portugal há dois anos incentivado pelo crescimento do acesso à Internet no país e pela generalização do uso da banda larga.
Independentemente do sentido da decisão da Comissão Europeia, Portugal devia abandonar o polémico tratado internacional contra a contrafação e pirataria, consideram os leitores do TeK que participaram na última votação.
Daniel Cruz, Territory Manager NetApp Portugal, partilha com os leitores do TeK uma visão sobre a evolução do mercado no que se refere às infra-estruturas TI, à forma como estas estão a evoluir e a avançar para uma lógica de partilha de recursos.
O Conselho da Globalização dá o mote a uma reflexão de Jaime Quesado. O especialista em estratégia, inovação e competitividade defende um posicionamento para Portugal e elenca linhas estratégias.
Apesar do acréscimo da velocidade e estabilidade da rede garantida pela quarta geração móvel (4G), a tecnologia ainda não determina as escolhas dos leitores do TeK ao nível dos tablets e smartphones.
Numa altura em que a marca anuncia a entrada num novo segmento, com equipamentos dirigidos a PMEs com baixos orçamentos, o diretor geral da OKI System Ibérica fala ao TeK da estratégia de crescimento e do desempenho da divisão ibérica da marca.
Os recentes problemas da Nokia são analisados por Robert Heukamp, da Greenwich Consulting Portugal, que defende que um smartphone Nokia bem concebido, a um custo baixo, com Android, talvez seja o caminho certo.
O movimento de Emanuel Teixeira é um dos sete "finalistas" na iniciativa do portal do Governo. A defesa do reforço da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação nos vários graus de ensino é explicada de forma detalhada nesta entrevista.
O desafio da mudança exige que todos juntem a participação individual para este objetivo coletivo, defende Francisco Jaime Quesado, que acredita ser tempo de apostar nos Talentos.
De que forma podem as empresas aumentar a produtividade na Economia do Conhecimento? As novas ferramentas podem mudar a forma como trabalhamos e enfrentamos a concorrência global, lembra João Penha Lopes.
A maioria dos leitores que participaram na nossa votação dizem nunca ter tido problemas com as compras feitas através da Internet, mas entre aqueles que reportam experiências menos positivas, a quebra de stocks é a questão mais apontada.
Nuno Nazaré, diretor de consultoria da Alma Consulting, analisa a situação económica no sector das TIC e detalha ferramentas de financiamento disponíveis, numa altura em que a economia gera menos valor mas continua a ser necessário inovar.
Quem gere aplicações críticas para o negócio conhece bem a dificuldade que é garantir e aferir constantemente o seu desempenho e disponibilidade, reconhece Rodrigo Pascoal, que defende as mais valias da monitorização sintética.
Na semana em que decorreram as sessões de audição dos Pólos de Competitividade, tendo em vista a sua futura definição estratégica pelo Governo, Francisco Jaime Quesado fala da importância do processo de reavaliação dos 11 Pólos e 8 Clusters reconhecidos.
Numa curta entrevista ao TeK, Fernanda Ledesma, da direção da ANPRI, alerta para necessidade de se encontrar uma solução que garanta a manutenção do avultado investimento feito pelo Ministério da Educação em equipamento tecnológico para as escolas.
Pedro Vaz Paulo, CEO Gatewit, aponta os ganhos conseguidos pelas empresas quando adotam estratégias de compras, benefícios que vão além da redução de custos e entram no campo da vantagem competitiva.
Não foi muito entusiasta a participação dos leitores do TeK no último inquérito. Ainda assim a maioria garante que vai mudar a forma como integrage com os serviços da Google.
Jaime Quesado, especialista em estratégia e inovação, partilha com os leitores do TeK a sua visão sobre o impacto do QREN na economia portuguesa e uma visão relativamente à forma como as verbas aí inseridas devem ser aproveitadas.
O TeK desafiou a recém criada Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI) para dar a sua opinião sobre a nova estratégia do Governo para esta área. A iniciativa é considerada necessária mas levanta algumas dúvidas.
Perguntámos aos leitores do TeK se estão prontos para mudar para o 4G. Apenas 15% responderam claramente que sim e a maioria das respostas apontam os preços ainda muito elevados.
Os tempos mudaram e o paradigma hoje impõe a aposta no reforço de Clusters com Empresas Locais e a aposta na Inovação e Desenvolvimento. O investimento é a chave central para o crecimento, mas tem de ser um novo investimento, defende Jaime Quesado.
Miguel Zegre, diretor de Business Development da Saphety, aborda neste artigo de opinião as vantagens de um projeto de Software como serviço, mas admite que nem tudo são rosas.
A HP tem vindo a apostar numa série de tecnologias que tornam a impressão mais sustentável, no consumo de energia, redução de papel e tratamento de resíduos. José Correia, diretor da área de IPG da HP Portugal explica o modelo.