É esta a opinião da grande maioria dos leitores do TeK que quiseram participar na nossa última votação, sobre o papel que os dois meios podem ter como elementos de mobilização numa contestação social.
Apesar dos resultados de iniciativas diversas na área da política pública, vocacionadas para posicionar o território no competitivo campeonato da inovação e conhecimento, falta uma estratégia transversal, defende Francisco Jaime Quesado.
O crescimento de Portugal no ranking dos países com fibra e o prémio entregue à Portugal Telecom são dois dos exemplos que Hartwig Tauber destacou de entre os vários elogios que faz ao país nesta entrevista.
A mobilidade é hoje central para uma parte importante das empresas portuguesas, nomeadamente as de serviços. Maria José Governo, da Sinfic, partilha com os leitores do TeK a sua visão sobre o tema e a forma como as soluções TI endereçam este desafio.
Os sistemas informáticos são muito vulneráveis e só não há mais ataques porque o cibercrime não descobriu um modelo atractivo. Estas são algumas das linhas da entrevista do TeK à OWASP, uma organização especializada em segurança.
A Ricoh anunciou um investimento de 300 milhões de dólares nos serviços de gestão documental. O TeK falou com o vice-director executivo da empresa para a Europa, David Mills, para perceber porquê e como pretende destacar-se na área.
O director de marketing da Cabovisão falou ao TeK sobre as prioridades da empresa neste ano fiscal e as tendências que, na sua perspectiva, estão a marcar o mercado.
Parece brincadeira mas não é. A resposta mais votada à pergunta do TeK constitui, ela própria, uma pergunta. E revela que 45 por cento dos nossos leitores não sabe o que é o IPv6. Mas não têm com o que se preocupar, já estamos a tratar disso…
A propósito da apresentação da iniciativa de Open Government Data em Portugal, Francesca di Massimo explica ao TeK a forma como a Microsoft vê a partilha de informação governamental e o que está a fazer nesta área.
Pedro Botte, director para a área de sistemas pessoais da HP Portugal, em entrevista ao TeK, garante que a fabricante vai querer marcar presença nos formatos que estejam "alinhados" com a sua estratégia global.
O exemplo de Obama ainda não pode ser replicado em Portugal. A maioria dos leitores do TeK não reconhece influência da presença dos candidatos na Internet e nas redes sociais, embora o empenho possa fazer a diferença.
Carla Vieira Faria aceitou o desafio do TeK para avaliar a acessibilidade dos sites dos candidatos às eleições do próximo Domingo e envolveu quase duas dezenas de pessoas. Os "pecados" identificados são muitos.
Há ainda muito quem desconfie do conceito, mas os leitores do TeK mostram-se disponíveis para trocar os seus eBooks, computadores e telemóveis por um Tablets. Ou até todos ao mesmo tempo.
O carro eléctrico tem vantagens inquestionáveis no incentivo à utilização de energias renováveis e cria uma nova dimensão ao espaço público das cidades, mas traz também novos desafios, defende Jaime Quesado.
O TeK falou com o CEO da PrimeIT. A consultora TI portuguesa cresceu até aos 180 colaboradores em quatro anos e quer conquistar novos mercados em 2011.
Victor Ruivo, administrador da Marketware, falou ao TeK sobre as apostas estratégicas da empresa e o caminho percorrido para chegar a entidade certificadora de base. A visão das empresas sobre a segurança também teve espaço na conversa.
As últimas notícias relativas à entrega de mil queixas crime na Procuradoria-geral da República motivaram uma crónica que Gustavo Homem partilha hoje com os leitores do TeK.
É esta a opinião da maioria dos leitores do TeK. Entre aqueles para quem "a Internet deve ser livre e sem quaisquer bloqueios" e os que acreditam que este tipo de medidas serve para esconder tentativas de censura, foram mais de 60% os que votaram contra.
Confrontados com a necessidade de reduzir custos e manter o nível do negócio, os CIOs enfrentam novos desafios para garantir a inovação, defende Jorge Dinarés, da Micro Focus.
Contextualizando o “tema quente” da reacção da Ensitel aos comentários ao seu serviço por parte de uma blogger, António de Castro aponta os erros cometidos pela empresa e deixa conselhos sobre o que não deve ser feito nestas situações.
Em 2011 a aposta na participação e valorização das competências têm que fazer a diferença, defende Francisco Jaime Quesado, afirmando que a sociedade civil está ansiosa pela mudança.
Numa altura em que a interoperabilidade voltou à discussão no Parlamento, Sérgio Martinho, da Microsoft, explica neste artigo de opinião a posição da empresa e as oportunidades que o modelo de cloud computing cria nesta área.
À pergunta sobre quais os equipamentos tecnológicos a incluir na lista de pedidos para o Natal, a maioria dos leitores respondeu "todos". Pedir não custa…
As técnicas de combate ao spam e o novo tipo de ameaças nesta área são analisados neste artigo de opinião de José Borges Ferreira, Senior Architect da AnubisNetworks.