Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
O número de reclamações apresentadas pelos consumidores triplicou nos últimos cinco anos. Maior consciência dos direitos e acesso fácil a sistemas de reclamação suportam este crescimento.
São os homens que se mostram mais preocupados com o facto de as parceiras verem o seu histórico de navegação do que o inverso, principalmente no que refere a sites de pornografia, bancários e de compras.
Já está disponível para download o Internet Explorer 9, a mais recente versão do browser da Microsoft. O TeK resume algumas das principais novidades do produto.
A conclusão é de um estudo divulgado hoje, que revela que embora quase metade dos internautas já acedam a informação local através de dispositivos móveis como smartphones e tablets, apenas 1 por cento pagam por esses serviços.
Pelo menos na opinião da grande maioria dos internautas que votaram nos Fiasco Awards 2011. Delicious, Europeana, mySpace e a versão 2010 dos próprios prémios – por terem eleito o iPad como “fiasco” – eram outras hipóteses.
O tão desejado mercado único electrónico parece continuar longe de ser um sucesso. Os últimos dados da Comissão revelam que embora o comércio online cresça, os europeus continuam com medo de comprar em sites fora do seu país de residência.
O motor de busca passa a contar com uma funcionalidade que permite bloquear domínios de sites que não se queiram voltar a ver incluídos nos resultados das pesquisas. O sistema inclui alertas de conteúdos bloqueados e a possibilidade de gerir a listas.
Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Viseu são as 11 cidades candidatas a acolher os "desempregados, quinhentoseuristas e outros mal remunerados" que quiserem participar.
Embora na terceira posição, o browser da Google soma cada vez mais adeptos, tendo mais do que duplicado a sua quota de mercado ao longo de 2010, atestam Marktest e StatCounter.
A maioria das aplicações móveis open source analisadas num estudo apresentam falhas no cumprimento das licenças a que estão sujeitas. O universo analisado é a App Store e o Android Market.
A partir de 14 de Março será possível descarregar a última versão do browser da Microsoft, o aguardado Internet Explorer 9 que introduz um leque alargado de novidades.
Governos de vários países querem ver alterado o processo de aprovação de novos domínios de topo, numa altura em que estão "na mesa" propostas como .car, .love, .movie, .web e .gay.
Deu entrada no Senado brasileiro uma proposta que pede a alteração da constituição do país para incluir o acesso à Internet e a inclusão digital no leque de direitos fundamentais.
A Microsoft lançou uma campanha com o objectivo de reduzir para menos de 1% a utilização global do IE6, que apesar de ter dez anos continua a ser usado por 12% dos internautas mundiais. Começou o Internet Explorer 6 countdown...
O Governo francês admite que nunca tinha siso alvo de um ataque informático com esta dimensão. A tentativa de acesso a dados relacionados com o G20 começou ainda em 2010 e manteve-se por várias semanas.
Há dias foram identificadas e eliminadas do Android Market 50 aplicações que escondiam malware. Em reacção a Google está a trabalhar para conter os danos nos cerca de 200 mil utilizadores afectados e evitar novas situações idênticas.
Depois de concluídos todos os procedimentos formais para a sua constituição, o chapter português da Internet Society apresenta agora as suas linhas de acção.
Está disponível a versão final das especificações para o WebGL 1.0, que oferece aceleração por hardware de gráficos 3D em navegadores com suporte ao HTML5, facilitando, por exemplo, o desenvolvimento de jogos e elementos 3D em serviços de geolocalização.
Os últimos dados do Barómetro ACEPI/Netsonda indicam que a electrónica, livros e artigos de decoração foram as categorias de produtos mais vendidas no último trimestre de 2010.
As empresas lançaram novos pacotes de correcções para os browsers, numa altura em que se preparam para ver os programas testados num concurso de hacking. A Google vai oferecer 20 mil dólares a quem quebrar a segurança do Chrome.
O site que criou incómodos a governos com a divulgação de informação classificada e a plataforma que tem servido para comunicação e organização das revoltas que levaram à queda de outros estão na lista final de candidatos ao Prémio Nobel da Paz.
Quarenta mil dólares é quanto a gigante da informática está disposta a pagar em prémios aos participantes que melhor conseguirem mostrar as potencialidades do HTML5 na área da música e dos jogos.
Recuperando os dados de 2010 do Netscope, a Marktest diz que Novembro foi o mês com mais tráfego. A Homepage do SAPO lidera em visitas enquanto o site de A Bola teve mais pageviews.
Na edição de 2011, as Competições em Rede envolvem 103 escolas de 14 distritos, em que mais de 5.800 equipas testam conhecimentos em diversas áreas, desde o Português à Matemática.