Ao contrário do que é habitual, os números que a Anacom acaba de partilhar apontam para uma redução do número de utilizadores ativos de telemóveis em Portugal, enquanto a rede fixa está a crescer. A Meo continua a liderar.
A empresa tem uma nova linha de tarifários pré-pagos, denominados de NOS Tudo. A vantagem é que se não gastar os 500 créditos em telecomunicações para todas as redes ou os 200MB de Internet do plano mais básico, pode gastá-los no mês seguinte.
No último trimestre o número de acessos telefónicos na rede fixa registou o maior crescimento dos últimos cinco anos. No final de março existiam 4,6 milhões de acessos, 3,7 milhões em acesso direto.
A Altice estará a negociar a venda da Cabovisão e da Oni em pacote e no processo estão envolvidos três interessados: a Vodafone, a NOS e um fundo de investimento.
O diretor de engenharia da tecnológica está convencido de que os humanos vão evoluir para uma fase híbrida onde metade do processamento do cérebro será feito de forma biológica e a outra metade através de computadores.
No entanto o acesso não será indiscriminado, como garante o Governo português. Haverá uma conjunto de magistrados que avaliarão e autorizarão o acesso aos dados e metadados, dependendo ainda da operação e dos procedimentos legais em causa.
O número de portugueses que subscrevem um serviço de televisão continua a aumentar, impulsionado sobretudo pela evolução da tecnologia de distribuição por fibra. Mas pela primeira vez desde 2012, a televisão por cabo também cresceu.
Na última semana as negociações entre a Altice e a Oi aceleraram para concluir a operação e isso já terá acontecido. O grupo francês já será o dono da operadora portuguesa.
A associação que representa os operadores de telecomunicações em Portugal volta a mostrar-se contra a atualização do novo Código de Publicidade que propõe uma revisão prévia dos anúncios de telecomunicações.
O português é um dos fundadores da Altice e pode ser o próximo presidente do conselho de administração da PT Portugal, quando o grupo francês assumir os comandos da empresa, o que deve acontecer já em junho.
Os smartphones continuam a ser os impulsionadores do mercado das telecomunicações em Portugal. Já os phablets perderam importância em relação ao ano passado.
No juntar é que está o ganho. O número de famílias que optam por pacotes multiple play é cada vez maior e os pacotes de serviços já contam com mais de 3 milhões de assinantes. As operadoras também somam benefícios.
O aeroporto de Heathrow, em Londres, é um dos mais bem equipados da Europa no que diz respeito a pontos de recarregamento do telemóvel ou de outros gadgets, revela u estudo. Saiba em que outros locais ficar sem bateria não será um problema.
Estar parado no trânsito é contra-produtivo e aumenta os níveis de stress. Mas num futuro próximo também as redes de telecomunicações podem ficar “entupidas” devido ao elevado número de dados enviados justamente pelos automóveis.
As soluções WebRTC são as que têm gerado mais interesse entre os clientes da WIT Software, que faz mais de 80% da sua faturação fora do país, mas a oferta da tecnológica estende-se a outras áreas e serviços de comunicações e integra opções para wearables.
A decisão é do Tribunal da Relação de Évora e ao que tudo indica servirá como base de decisão para outros casos, já que a lei é pouco explícita a este respeito. Os emails continuam no entanto fora desta esfera.
A associação que representa os operadores de telecomunicações diz que não há razões que justifiquem a necessidade de uma “alteração legislativa tão significativa” e que o modelo não é compatível com a forma de atuar do sector.
O sector das telecomunicações, por vários motivos, é dos que mais gera queixas por parte dos consumidores. E o novo Código da Publicidade prevê que os anúncios das operadoras necessitem de uma aprovação antes de divulgadas.
Parceiros de negócio em algumas áreas, rivais ferozes noutras. Na Europa as operadoras de telecomunicações vão ao que tudo indica “esganar” o negócio dos anúncios online da Google e de outras gigantes da Internet.
O regulador das comunicações nos Estados Unidos garante que vai mesmo avançar na data prevista com o pacote de medidas que implementam a chamada neutralidade da Internet. Não vai esperar pela decisão da justiça nem ceder a pedidos dos operadores.